Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Auditoria Interna > Hotsite - Audint > Relatórios e Notas de Auditoria
Início do conteúdo da página

Relatórios e Notas de Auditoria

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h55 | Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 04h55 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 17h24

O Relatório de Auditoria consiste em um documento de caráter formal, emitido pelos Auditores, que refletem os resultados dos exames efetuados, de acordo com a forma e o tipo de auditoria.

Por outro lado, a Nota de Auditoria é o documento destinado a dar ciência ao gestor da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos da Auditoria.

Tais definições encontram-se estabelecidas no Manual de Auditoria Interna da AUDINT/IFS aprovado pelo Conselho Superior por meio da Resolução nº 006/2017 de 27/01/2017 e a íntegra de cada Relatório e Nota de Auditoria pode ser conferida a seguir:

 

2022

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001-2022 - Avaliação do Processo Eletrônico do IFS
Objetivo da avaliação: induzir a implementação do processo eletrônico e do módulo de Pesquisa Pública no âmbito do IFS.
Escopo do trabalho: análise da implementação das determinações 9.1 e 9.2, constantes no Acórdão nº 484/2021 – TCU – Plenário.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002-2022 - Avaliação dos Controles Internos Administrativos (ACIA) no Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) do IFS
Objetivo da avaliação: avaliar a estrutura dos controles adotados, com vistas a evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades na condução dos processos e operações sistêmicas, analisando a adoção de princípios, atividades, e instrumentos próprios e específicos.
Escopo do trabalho: exame da estrutura dos controles internos do PAE, buscando identificar práticas da gestão que contribuíssem para o fortalecimento dos cinco componentes da metodologia COSO I (ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e atividades de monitoramento), conforme os critérios da Materialidade, Relevância e Criticidade.

   

2021

icon relatorio Nota de Auditoria nº 001/2021 - Concessão de Adicional de Insalubridade/Periculosidade
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas processuais e aperfeiçoamento dos controles internos das concessões de adicionais de insalubridade e periculosidade do IFS.
Escopo do trabalho: amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 009/2017.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2021 - Avaliação do Programa de Inovação Aplicada ao IFS (PIAI)
Objetivo da avaliação: verificar a legalidade e a conformidade dos projetos referentes aos editais do Programa Inovação Aplicada ao IFS - PIAI.
Escopo do trabalho: 100% dos projetos selecionados por meio do PIAI em 2018.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2021 - Avaliação das Concessões  e Pagamentos do Auxílio Permancência no PRAAE
Objetivo da avaliação: verificar a cumprimento aos normativos pertinentes na concessão e pagamento do Auxílio Permanência (Praae), incluindo os em caráter emergencial oferecidos em decorrência da pandemia da COVID-19.
Escopo do trabalho: processos de concessão e pagamento do Auxílio Permanência (Praae) concedidos em 2019 e 2020 em todos os campus do IFS.

 

2020

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2020 - Avaliação do Controle de Frequência dos Servidores do IFS
Objetivo da avaliação: averiguar o cumprimento da lei e das normas internas e padronização dos procedimentos de controles de frequência dos servidores do IFS.
Escopo do trabalho: amostra dos controles de frequência dos servidores de todas as unidades gestoras do IFS de 2016 a 2019.

 

2019

icon relatorio Nota de Auditoria nº 001/2019 - Morosidade na condução de Processo de Devolução ao Erário relativo a pagamento de GECC
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas na condução de processo administrativo para apuração de recebimento indevido de valores de gratificação por encargo de curso ou concurso (GECC) e apuração de responsabilidade pelos atos que resultaram em prejuízo ao Erário.
Escopo do trabalho: processo administrativo aberto para apurar o recebimento indevido de valores da GECC apontados no Relatório de Auditoria nº 004/2012.

icon relatorio Nota de Auditoria nº 002/2019 - Análise das Prestações de Contas dos Projetos de Pesquisa e Extensão
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas processuais e aperfeiçoamento dos controles internos das análises das prestações de contas dos projetos de pesquisa e extensão do IFS.
Escopo do trabalho: amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 005/2017.

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 003/2019 - Morosidade na condução de processo de apuração do ressarcimento ao erário
Objetivo da nota: dar ciência à alta gestão do IFS da providência a ser adotada em decorrência da prescrição quinquenal de valores para devolução ao erário de valores.
Escopo do trabalho:
processo administrativo relacionado à Constatação 053 / Recomendação 002 do Relatório de Auditoria nº 005/2012.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2019 - Transparência na relação entre o IFS e as fundações de apoio
Objetivo da avaliação: verificar o cumprimento pelo IFS dos requisitos relativos à transparência no relacionamento com fundações de apoio (FUNCEFET/SE) e o cumprimento por parte desta dos requisitos relativos à transparência.
Escopo do trabalho: contratos/convênios celebrados entre o IFS e a FUNCEFET/SE, vigentes a partir de 2011.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2019 - Avaliação dos Controles Internos Administrativos no Acervo Bibliográfico
Objetivo da avaliação: avaliar a estrutura dos controles internos relacionados ao acervo bibliográfico do IFS.
Escopo do trabalho: exame da estrutura dos controles internos do macroprocesso do acervo bibliográfico e dos processos de Aquisição, Catalogação, Circulação de Materiais, Conservação, Inventário e Registro Patrimonial, pertencentes ao macroprocesso do acervo bibliográfico no IFS.

 

2018

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2018 - Avaliação da Maturidade da Gestão de Riscos no IFS
Objetivo da avaliação: Determinar o nível de maturidade da gestão de riscos do IFS e identificar os aspectos da Gestão de Riscos que necessitam ser aperfeiçoados.
Escopo do trabalho: exame das capacidades existentes em termos de liderança, políticas e estratégias, e de preparo das pessoas para gestão de riscos, bem como pelo emprego dessas capacidades aos processos e parcerias e pelos resultados obtidos na melhoria do desempenho do IFS no cumprimento de sua missão institucional e conformidade as normas vigentes.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2018 - Avaliação das Concessões de Diárias e Passagens
Objetivo da avaliação: avaliar as autorizações de viagens aos servidores do IFS, sob a ótica do interesse da administração, considerando o objeto, período de afastamento e prazo de prestação de contas.
Escopo do trabalho: análise de 50% das autorizações de Diárias e Passagens internacionais e 50 autorizações de Diárias e Passagens nacionais a servidores e colaboradores eventuais de cada Unidade Gestora realizadas nos exercícios de 2014 a 2017.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2018 - Avaliação dos Controles Internos Administrativos – ACIA no processo de Concessão de Diárias e Passagens
Objetivo da avaliação:
avaliar a estrutura dos controles adotados no processo de concessão de diárias e passagens, com vistas a evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades na condução dos processos e operações sistêmicas, analisando a adoção de princípios, atividades, e instrumentos próprios e específicos.
Escopo do trabalho: exame da estrutura dos controles internos do processo de concessão de diária e passagens de todas as unidades solicitantes do IFS (Reitoria, Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Campi) e das atividades de (1) cadastro / atualização dos usuários e suporte para operacionalização do SCDP, incluindo a capacitação dos servidores, (2) solicitação e cadastramento da viagem no SCDP, (3) reserva de passagem e emissão de bilhete, (4) pagamento das diárias e (5) prestação de contas de 5% das concessões de diárias e passagens realizadas entre janeiro e maio de 2018.

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 004/2018 - Avaliação das concessões de adicionais de insalubridade e periculosidade
Objetivo da nota: 
apontar a necessidade de correção de falhas processuais no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade a servidores.
Escopo do trabalho: 
amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 009/2017.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2018 - Avaliação das Concessões de Progressão por Capacitação dos Técnicos Administrativos
Objetivo da avaliação: 
avaliar a legalidade e tempestividade das concessões de progressão de capacitação dos técnicos administrativos no âmbito do IFS.
Escopo do trabalho: análise de 10% (dez por cento) dos processos de Concessão de Progressão por Capacitação dos Técnicos Administrativos nos exercícios 2016 e 2017, considerando todas as unidades gestoras, selecionados de forma aleatória.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 006/2018 - Avaliação da Execução Contratual de Obras e Serviços de Engenharia
Objetivo da avaliação: 
avaliar se os procedimentos, medições e pagamentos estavam de acordo com aquilo que foi pactuado no contrato e em consonância com os normativos vigentes.
Escopo do trabalho: análise de oito processos de pagamentos de Obras e Serviços de Engenharia (Elemento de despesa 51) realizadas nos exercícios de 2016 a 2018 de maior materialidade e relevância.

 

2017

icon relatorio Nota de Auditoria nº 001/2017 – Processos de Dispensa de Licitação
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas observadas pela Audint em processos de dispensa de licitação.
Escopo do trabalho: 
amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 002/2014.

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 002/2017 – Processos de Devolução ao Erário – Licenças e Afastamentos
Objetivo da nota: 
dar ciência à alta gestão do IFS da providência a ser adotada em decorrência da prescrição quinquenal de valores para devolução ao erário de valores.
Escopo do trabalho: amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 002/2012.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2017 – Concessão de Incentivo à Qualificação (IQ) e Retribuição Por Titulação (RT)
Objetivo da avaliação: Verificar a existência de processo formal de concessão de Incentivo à Qualificação e Retribuição por Titulação, avaliar a observância de critérios relevantes previstos para concessão de IQ e RT em relação à legislação aplicável e certificar a legalidade, legitimidade e tempestividade dos pagamentos de IQ e RT no âmbito do IFS.
Escopo do trabalho: análise de 30% dos processos de concessão de Incentivo à Qualificação e Retribuição por Titulação no exercício 2015, considerando todas as unidades gestoras, selecionados de forma aleatória.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2017 – Avaliação dos Controles Internos Administrativos - ACIA adotados nos Processos de Concessão de Incentivo à Qualificação (IQ) e Retribuição por Titulação (RT)
Objetivo da avaliação: identificar a existência, adequação e a eficácia dos controles internos adotados pela PROGEP na condução dos processos de Incentivo à Qualificação e Retribuição por Titulação.
Escopo do trabalho: análise de 30% dos processos de concessão de Incentivo à Qualificação e Retribuição por Titulação no exercício 2015, considerando todas as unidades gestoras, selecionados de forma aleatória.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2017 – Avaliação dos Projetos de Pesquisa e Extensão
Objetivo da avaliação: averiguar a legalidade e a tempestividade da execução e a efetividade do acompanhamento dos editais de projetos de pesquisa e extensão no âmbito do IFS.
Escopo do trabalho: análise de 20% dos projetos de pesquisa e extensão selecionados em 2015, abrangendo todas as unidades gestoras do IFS. Amostra selecionada por meio da técnica estatística de amostragem probabilística estratificada em dois grupos principais: pesquisa e extensão.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 006/2017 – Avaliação dos Controles Internos Administrativos - ACIA adotados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX
Objetivo da avaliação: avaliar a estrutura dos controles internos da PROPEX, com vistas a evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades na condução dos processos e operações sistêmicas, analisando a adoção de princípios, atividades, e instrumentos próprios e específicos.
Escopo do trabalho: o exame, com foco nos componentes do COSO II, da estrutura dos controles internos da PROPEX em nível de Entidade (avaliação global dos controles internos).

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 007/2017 – Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas na contratação e execução de serviços especializados em Outsourcing de impressão pelo IFS.
Escopo do trabalho: amostra selecionada para o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 005/2015.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 008/2017 – Atos de Admissão de Pessoal e Concessão de Aposentadoria e Pensão
Objetivo da avaliação: averiguar a legalidade e a tempestividade dos atos de admissão de pessoal e concessões aposentadoria e pensão no âmbito do IFS.
Escopo do trabalho: análise de 15% dos processos de admissão de pessoal do exercício de 2015, selecionados de forma aleatória, bem como 100% das concessões de pensão do exercício de 2015 e 100% das concessões de aposentadoria do exercício do 2016.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 009/2017 – Avaliação dos Processos de Contratação Temporária para Professor Substituto e Concessão de Adicional de Insalubridade ou Periculosidade
Objetivo da avaliação: (1) verificar se os atos de contratação de professor substituto e as concessões de adicionais de insalubridade e periculosidade realizadas no âmbito do IFS ocorreram em consonância com as normas e (2) examinar a contratação de professores substitutos no âmbito IFS, bem como as concessões de adicionais de insalubridade e periculosidade, com vistas a avaliar os controles internos da área, dando ênfase ao atendimento da legislação e o fortalecimento da gestão vigentes.
Escopo do trabalho: análise sobre 20% dos processos de contratos temporários para professor substituto celebrados no exercício de 2015 e 15% das concessões de adicionais de insalubridade e periculosidade do exercício de 2015, cuja seleção da amostra foi realizada por meio de amostragem probabilística aleatória simples em cada um dos tipos de processos.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 010/2017 – Carga horária dos Servidores Bolsistas do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Objetivo da avaliação: verificar a existência sobreposição de carga horária de servidores do IFS que atuaram no Pronatec, de acordo com as normas vigentes.
Escopo do trabalho: análise da carga horária de 100% dos servidores do IFS que atuaram no Pronatec no exercício de 2016.

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 011/2017 – Controles da execução das atividades dos servidores do IFS
Objetivo da nota: apontar a necessidade de correção de falhas processuais e aperfeiçoamento dos controles internos da execução das atividades dos servidores do IFS.
Escopo do trabalho: achados de auditoria decorrentes da ação que analisou a carga horária dos servidores bolsistas do Pronatec, mas que não eram correlatos ao objeto da mesma.

 

2016

icon relatorio Nota de Auditoria nº 001/2016 – PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Objetivo da nota: 
dar ciência à alta gestão do IFS da necessidade de ser adotada providências para devolução ao erário de valores recebidos indevidamente.
Escopo do trabalho: amostra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 003/2013.

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 002/2016 – Reajuste de Aluguéis dos prédios do IFS
Objetivo da nota: 
dar ciência à alta gestão do IFS da necessidade de correção de falhas nos reajustes de aluguéis de prédios do IFS.
Escopo do trabalho: Contratos de locação dos prédios da Reitoria e Itabaiana.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2016 – Avaliação dos Registros Contábeis e Financeiros
Objetivo da avaliação: 
apreciar a legalidade dos atos contábeis e financeiros, bem como a sua tempestividade; Analisar a regularidade dos atos e registros da gestão financeira; Aferir a efetividade da realização e registro da CONFREG – Conformidade de Registro de Gestão.
Escopo do trabalho: processos de maior materialidade, dentre as naturezas de despesas 3.3.90.30 (Material de Consumo) e 4.4.90.51 (Obras e Instalações), ocorrido nos meses do ano de 2015, selecionando no mínimo três processos da natureza de despesa 3.3.90.30 e um processo da natureza de despesa 4.4.90.51, de cada Unidade Gestora (UG).

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2016 – Avaliação dos Controles Internos Administrativos - ACIA na Conformidade dos Registros de Gestão
Objetivo da avaliação: 
avaliar os controles internos relacionados às atividades da Conformidade dos Registros de Gestão adotados no IFS, evidenciando eventuais aperfeiçoamentos implementados e sugerindo adequações, em sendo o caso, que contribuam para a minimização de riscos e para a melhoria contínua dos processos.
Escopo do trabalho: os controles internos adotados nas atividades de Conformidade dos Registros de Gestão, levando-se em conta os registros de gestão realizados nos processos de pagamento analisados na ação de Avaliação dos Registros Contábeis e Financeiros (Relatório de Auditoria nº 003/2016).

 

icon relatorio Nota de Auditoria nº 005/2016 – Processos Disciplinares
Objetivo da Nota: 
apontar a necessidade de correção de falhas e aperfeiçoamento  a condução de condução de processos disciplinares.
Escopo do trabalho: amotra selecionada durante o monitoramento do Relatório de Auditoria nº 005/2013 - Processos Disciplinares5/2013 - Processos Disciplinares.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 006/2016 – Avaliação dos Registros Acadêmicos
Objetivo da avaliação:
 Verificar se a matriz curricular, os critérios de aproveitamento e frequência para aprovação/reprovação no curso, assim como o horário do semestre letivo 2016.1 foram cadastrados no Sistema Q-Acadêmico conforme o estabelecido no Plano Pedagógico do Curso; Verificar se os dados cadastrais discentes foram corretamente lançados no QAcadêmico; Verificar a confiabilidade e tempestividade do lançamento de notas, frequência e conteúdo no Sistema Q-Acadêmico.
Escopo do trabalho: análise dos registros acadêmicos de 4% (quatro por cento) do número de turmas no semestre letivo 2016.1, no IFS, nas modalidades subsequente, integrado e superior, selecionados de forma aleatória, através do sistema sorteador.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 007/2016 – Avaliação dos Controles Internos adotados nas atividades de Registros Acadêmicos
Objetivo da avaliação: 
avaliar os controles internos relacionados às atividades de registros acadêmicos.
Escopo do trabalho: os controles internos adotados nas atividades de registros acadêmicos dos campi Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Glória, Propriá, São Cristóvão e Tobias Barreto, levando-se em conta os documentos, manuais, checklists e outros procedimentos disponibilizados pelos setores responsáveis pelo registro.

 

2015

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2015 – Educação à distância - EAD
Objetivo da avaliação: 
analisar a atuação do Instituto Federal de Sergipe, através da Diretoria de Ensino à Distância, quanto a adequação e regularidade de atividades relacionadas à contratação e atuação de colaboradores, bem como dos processos de pagamento de pessoal vinculado à EaD.
Escopo do trabalho: 20% dos processos dos processos de pagamento de pessoal vinculado à EaD, no exercício de 2014.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2015 – Fidedignidade de dados na ferramenta EDUCACENSO
Objetivo da avaliação: 
analisar a confiabilidade de dados do Educacenso (2014), relativos a alunos matriculados e regularmente frequentando.
Escopo do trabalho: análise da consistência das informações e registros de 10% no número de turmas abertas no IFS, no segundo semestre letivo de 2014, selecionando
os cursos técnicos subsequentes integrados em todos os câmpus, conforme os critérios da relevância e criticidade.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2015 – Concessões de Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC
Objetivo da avaliação: 
Averiguar a legalidade e tempestividade das Concessões de (RSC) aos docentes do IFS; Verificar o cumprimento das disposições da Resolução nº 034/2014/CS quanto ao procedimento para a concessão do RCS; Verificar se o prazo retroativo considerado foi devidamente comprovado de acordo com a Resolução nº 034/2014/CS.
Escopo do trabalho: análise amostral de 30% das concessões de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) no exercício de 2014.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2015 – Avaliação dos Controles Internos Administrativos - ACIA adotados na área de Suprimento de Bens e Serviços da Pró-Reitoria de Administração - PROAD
Objetivo da avaliação: 
avaliar a estrutura dos controles internos em nível tático e operacional adotados na área de suprimento de bens e serviços na estrutura da PROAD e DELC.
Escopo do trabalho: os controles internos operacionais aplicados aos processos e operações na área de suprimento de bens e serviços do DELC.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2015 – Procedimentos adotados para impressão dos livros da Diretoria de Educação a Distância - DEAD no 1º semestre de 2014
Objetivo da avaliação:
Analisar a regularidade dos procedimentos de pagamento, verificar o acompanhamento efetivo dos contratos, assegurar a conformidade com normas legais nos pagamentos, examinar a execução do objeto contratado e identificar possíveis pagamentos indevidos nos processos de pagamento do 1º semestre de 2014 nos Contratos nº 12/2011 e 19/2011, assim como na adesão do DEAD à Ata de Registro de Preços nº 07/2013.
Escopo do trabalho: a análise dos processos licitatórios dos Contratos nº 12/2011 e 19/2011 e seus respectivos processos de pagamento do 1º semestre de 2014 e o processo de adesão do Departamento de Educação Educação a Distância – DEAD na Ata de Registro de Preços nº 07/2013 e os pagamentos realizados neste, tendo em vista que nesta Adesão foram impressos 6.000 (seis mil) unidades de livros para a DEAD.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 006/2015 – Inscrição de Restos a Pagar
Objetivo da avaliação: 
Verificar a existência de saldos remanescentes em Restos a pagar; Verificar se as justificativas de tais inscrições atentam para as normas vigentes; Verificar se os valores inscritos em restos a pagar mantêm a condição de validade estabelecida na legislação vigente.
Escopo do trabalho: 5% dos Restos a Pagar inscritos nos anos de 2013 e 2014 que ainda possuíssem saldo até o momento da seleção a ser auditada.

 

2014

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2014 – Auxílio Financeiro a Estudantes
Objetivo da avaliação: 
Verificar a existência de regulamentação interna (procedimentos, instrução normativa, resolução etc) que estabeleça os critérios para concessão dos benefícios e sua conformidade com a legislação aplicável; Avaliar a observância de critérios relevantes previstos para concessão dos auxílios em relação à legislação aplicável; Certificar a legalidade e legitimidade dos pagamentos.
Escopo do trabalho: 5% do universo de concessões em cada Câmpus no ano de 2013, considerando as diversas modalidades.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2014 – Processos de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação
Objetivo da avaliação: 
avaliar os processos de aquisição de material de consumo, verificando a formalização dos processos de modo a assegurar o atendimento às exigências legais pertinentes, bem como identificar a pertinência dos controles relativamente ao cumprimento da legislação, inclusive em processos de pagamento deles decorrentes.
Escopo do trabalho: 100% dos processos de dispensa de licitação na aquisição de material de consumo de 2014.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2014 – Aquisições de bens e serviços de TI quanto aos critérios de sustentabilidade ambiental
Objetivo da avaliação:
certificar se os procedimentos adotados pelo IFS para aquisição de bens e serviços de TI (equipamentos de processamento de dados) atendem aos critérios de sustentabilidade ambiental.
Escopo do trabalho: análise de 100% das contratações em bens e serviços de TI, que envolvam material de processamento de dados, considerando as diversas modalidades de licitação, referente ao exercício 2014.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2014 – Avaliação de Controles Internos Administrativos - ACIA em nível operacional no Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando - PRAAE
Objetivo da avaliação: 
avaliar os controles internos administrativos em nível operacional aplicados ao processo de concessão de auxílios financeiros a estudantes, ação executada no contexto do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando (PRAAE) desenvolvido pela Diretoria de Assistência Estudantil – DIAE/IFS.
Escopo do trabalho: atividades de controle e informação e comunicação (fluidez, tempestividade etc), que abrangem objetivos operacionais e de conformidade relativos ao processo de concessão de auxílios financeiros a estudantes.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2014 – Processos Licitatórios de Obras e Serviços de Engenharia
Objetivo da avaliação: 
comprovar a observância das exigências legais para composição dos processos licitatórios nos casos de obras e projetos de engenharia.
Escopo do trabalho: exame de 50% das concorrências realizadas pelo IFS no período de janeiro a novembro de 2014, quais sejam as concorrências 01/2014, 02/2014 e 06/2014, considerando os critérios de materialidade, relevância e criticidade, cujo somatório totaliza R$ 40.264.181,75, representando 84% do volume de recursos total da amostra.

 

2013

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2013 – Bens Imóveis
Objetivo da avaliação: 
Analisar o registro dos bens imóveis sob a responsabilidade do IFS classificados como “Bens de Uso Especial” de propriedade da União, de sua propriedade ou locado deterceiros; Verificar se os imóveis do IFS estão registrados no SPIUNET, inclusive os recebidos em doação, bem como fazer a correlação do registro com o SIAFI e o sistema de patrimônio da instituição; Verificar se os imóveis do IFS estão registrados no SIAFI, inclusive os recebidos em doação, bem como verificar o registro no sistema de patrimônio da instituição; Verificar nos processos de locação de imóveis a adequação dos preços contratuais dos aluguéis aos valores de mercado; Verificar se todos os imóveis constantes no inventário possuem registro em cartório de registro de imóveis.
Escopo do trabalho: 100% do cadastramento por Campi dos bens imóveis pertencentes ao IFS, ou seja, o Universo concernente à Reitoria e aos campi, levando-se em consideração os imóveis locados de terceiros.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2013 – Convênios
Objetivo da avaliação: 
Verificar os atos e procedimentos relativos a formalização, execução, acompanhamento e prestação de contas, referentes a convênios, contratos de repasse e termos de cooperação. Verificar se os gastos estão de acordo com as metas propostas no plano de trabalho.
Escopo do trabalho: convênio celebrado entre o IFS, FUNCEFETSE e Petrobrás.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2013 – PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Objetivo da avaliação: 
Analisar a atuação do IFS quanto ao cumprimento de orientações, critérios e procedimentos aplicáveis ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), na seleção, remuneração e atuação de colaboradores contemplados como a bolsa-formação; Verificar a existência de regulamentação interna (procedimentos, instrução normativa, resolução etc) que estabeleça os critérios de seleção, designação e avaliação da atuação dos bolsistas do PRONATEC e sua conformidade com a legislação aplicável; Avaliar a observância de critérios relevantes previstos para concessão de BolsaFormação nos editais de seleção/concessão em relação à legislação aplicável; Avaliar a adequação da publicidade dos horários de trabalho dos bolsistas em envolvidos na implementação da bolsa-formação; Avaliar a eficácia e efetividade de atividades desenvolvidas por colaboradores em relação às suas competências. Avaliar a regularidade dos pagamentos das bolsas em relação à documentação necessária à instrução dos processos.
Escopo do trabalho: seleção deflagrada pelo Edital 04/2012 para cursos FIC e edital 11/2012, a atuação dos colaboradores neles selecionados e de outros atores eventuais que colaboraram na implantação dos cursos ofertados, bem como dos coordenadores e supervisores que atuaram no programa no exercício 2012/2013.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2013 – Licitações de Tecnologia da Informação e Contratações Diretas
Objetivo da avaliação: 
Verificar a oportunidade e legalidade da dispensa e da inexigibilidade de licitação; Certificar se os procedimentos adotados pela instituição para aquisição de bens e serviços de TI e para a gestão dos contratos respectivos atendem aos objetivos e necessidades organizacionais e obedecem aos dispositivos legais.
Escopo do trabalho: amostra não-probabilística de processos licitatórios em tecnologia da informação e as dispensas e inexigibilidades concernentes à Reitoria e aos Câmpus, levando-se em consideração os critérios de materialidade, relevância e criticidade.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2013 – Processos Disciplinares
Objetivo da avaliação: 
analisar as determinações exaradas no julgamento dos Processos Disciplinares (Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares) no que diz respeito a sua implementação.
Escopo do trabalho: 100% dos processos disciplinares julgados em 2013.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 006/2013 – Plano de Desenvolvimento Anual - PDA na Dimensão Estratégica Assistência Estudantil
Objetivo da avaliação: 
Verificar o cumprimento das metas planejadas e os procedimentos adotados para a consecução dos objetivos do PDA; Analisar as metas e ações estabelecidas por Unidade Gestora na Dimensão estratégica Assistência Estudantil no IFS, verificando o fiel cumprimento das metas previstas no PDA/2013 em consonância com os programas e ações previstos na LOA, com base nos critérios de relevância, materialidade e criticidade.
Escopo do trabalho: as metas e ações estabelecidas por Unidade Gestora na dimensão estratégica Assistência Estudantil previstas no PDA/2013.

 

2012

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 001/2012 – Termos de Responsabilidade e Inventário Anual de Bens Móveis
Objetivo da avaliação: Verificar a eficácia e eficiência do controle, utilização e conservação dos bens móveis.
Escopo do trabalho: os registros referentes ao exercício 2011. Os Termos de Responsabilidade e os bens patrimoniais, que foram examinados in loco, foram selecionados por amostragem não-probabilística. Os
registros de incorporação de bens no sistema de patrimônio da instituição foram confrontados, na totalidade, com os dados consignados no SIAFI.

 

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 002/2012 – Concessões de licenças e afastamentos
Objetivo da avaliação: avaliar a eficácia e eficiência dos controles primários na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP, essencialmente relativos às concessões de afastamentos e licenças.
Escopo do trabalho: controles internos dos processos da área de gestão de pessoas, em nível de Pró-Reitoria e de Coordenadorias.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 003/2012 – Controle de Veículos
Objetivo da avaliação: 
verificar a eficiência e eficácia dos controles na utilização da frota de veículos oficiais.
Escopo do trabalho: controles concernentes à utilização e abastecimento da frota de veículos da Reitoria e dos campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Glória, Estância e Itabaiana no período de janeiro a abril de 2012.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 004/2012 – GECC – Gratificação por encargos de cursos ou concursos
Objetivo da avaliação: 
verificar os controles administrativos no âmbito da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, mais especificamente a Coordenação de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, no que tange a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso - GECC.
Escopo do trabalho: análise do Edital nº 16/2011, com observância dos servidores ocupantes de cargo de direção e a servidores que desempenham atividades inerentes à natureza do cargo que já ocupa, ou seja, que já estão incluídas em suas atribuições permanentes.

icon relatorio Relatório de Auditoria nº 005/2012 – Licitações e Contratos Administrativos
Objetivo da avaliação: 
verificar a formalização dos processos licitatórios da Reitoria e dos Campi do IFS; verificar se os contratos estão sendo elaborados conforme o edital e a Lei 8.666/93, executados de acordo com as cláusulas contratuais e se os fiscais estão acompanhando a execução do mesmo e analisar as contratações através das adesões de Atas de Registro de Preço e a sua adequação à legislação aplicável.
Escopo do trabalho: foram selecionados, por amostragem não-probabilística, os processos e contratos concernentes à Reitoria e aos campi, levando-se em consideração os critérios de materialidade, relevância e criticidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: editoria-audint
ID Item de menu ativo: 1029
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_blankcomponent&view=default