Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Fórum > Líder quilombola de Sergipe participará de evento internacional em Genebra
Início do conteúdo da página
MULHERES MIL

Líder quilombola de Sergipe participará de evento internacional em Genebra

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Terça, 14 de Mai de 2024, 10h46

1Aluna do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participará da 88ª Sessão da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW)

Maria do Carmo Ribeiro de Jesus, conhecida como Karmem, está prestes a viver uma experiência transformadora. Aluna do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e liderança ativa no território quilombola Forras, em Riachão do Dantas, ela se prepara para sua primeira viagem à Europa. Aos 32 anos, Karmem embarcará para Genebra, Suíça, onde participará da 88ª Sessão da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), que acontecerá de 13 a 31 de maio no Palácio das Nações.

Karmem, natural da comunidade Sítio Hilha, é uma voz ativa em sua comunidade. Além de estudante, ela é membra do coletivo de mulheres e do coletivo da juventude quilombola da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Sua atuação se estende ao conselho municipal de saúde e à coordenadoria da mulher, onde luta pela inclusão e igualdade de direitos.

A participação de Karmem na CEDAW vai além da função de observadora. Ela terá a responsabilidade de apresentar a Carta da Juventude Quilombola do Brasil. O documento, elaborado coletivamente, denuncia o descaso do Estado brasileiro com a juventude afrodescendente e quilombola. “Estar em Genebra significa levar a realidade das mulheres quilombolas para um palco global. Isso demonstra para nossa comunidade, especialmente para as mulheres, que somos capazes de ocupar espaços importantes e ser agentes de mudança”, revela a aluna, que ainda destaca a importância do IFS na viabilização da experiência: “O IFS me deu a segurança e o suporte necessários para ocupar esse espaço, ajudando desde a emissão do passaporte até as orientações para a viagem. Eles foram fundamentais para acalmar minha ansiedade e garantir minha participação”.

No evento, serão apresentados e discutidos os relatórios do Brasil e de outros países, como Estônia, Kuwait, Malásia, Montenegro, República da Coreia, Ruanda e Cingapura. Para esse encontro, além da delegação do corpo político dos Estados, as Instituições Nacionais de Direitos Humanos e representações de grupos e das ONGs de mulheres vão partilhar as suas reflexões sobre o progresso rumo à igualdade de gênero nos países em análise, destacar questões preocupantes e influenciar as recomendações feitas pelo Comité CEDAW. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead