Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Aracaju > Protótipo criado por alunos é premiado e será exposto em evento mundial
Início do conteúdo da página
ROBÓTICA

Protótipo criado por alunos é premiado e será exposto em evento mundial

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 09h11 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 09h11 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 12h37

Robocup 2025 acontecerá em julho em Salvador

PrototipoDidatico b 800x600Um protótipo didático de um sistema para controle de nível e medições de vazão e temperatura foi premiado e recebeu menção honrosa pela comissão avaliadora da Mostra Nacional de Robótica 2024, realizada de 11 a 17 de novembro, no Centro de convenções de Goiânia - Goiás, e será mostrado ao mundo durante o evento internacional de robótica, o Robocup 2025, que acontecerá em Salvador, Bahia, em julho do próximo ano. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Antônio Victor Nogueira Araújo e Deivid Ryan Sobral Paixão, do curso integrado em Eletrônica e orientado pelos professores Danyele Mousinho Medeiros Santana e Edson Barbosa Lisboa, além do técnico de laboratório Renan Oliveira Silva.Mypetsys b 800x600

O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe enviou para Goiânia oito estudantes do cursos técnicos integrados em Eletrônica e Informática e dois servidores da coordenadoria de Eletrônica, com o propósito de divulgação científica de três projetos criados pelos alunos. Os estudantes apresentaram no dia 13 de novembro três projetos desenvolvidos ao longo deste ano, após terem sido selecionados e premiados com bolsas de iniciação científica pela Mostra Nacional de Robótica/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MNR/CNPq para aprimorarem seus trabalhos devido à apresentação que fizeram na edição de 2023.

Um dos projetos apresentados o Mypetsys: Dispenser inteligente para pets foi desenvolvido pelos estudantes Állec Bryan Martins de Menezes Andrade, Caio Felipe Almeida Rodrigues, João Gabriel Santana Ferreira e Luan Mecenas Galvão Arcanjo, do curso integrado de eletrônica e orientado pelos professores Danyelle Mousinho Medeiros Santana e Edson Barbosa Lisboa, além do técnico de laboratório Renan Oliveira Silva. Já o Ovynar: Robótica aplicada a adaptação de crianças na escola, foi criado pelas estudantes Geovanna Lima de Azevedo (integrado em Informática) e Maria Luiza Bandeira de Matos (integrado em Eletrônica), orientado pela professora Leila Buarque Couto de Matos, pelo técnico de laboratório Renan Oliveira Silva e a estudante egressa e engenheira eletrônica Maria Carolina Aragão.

Equipe 800x600O Protótipo didático de um sistema para controle de nível e medições de vazão e temperatura, desenvolvido pelos estudantes Antônio Victor Nogueira Araújo e Deivid Ryan Sobral Paixão, sendo os dois do curso integrado em eletrônica e orientado pelos professores Danyele Mousinho Medeiros Santana e Edson Barbosa Lisboa, além do técnico de laboratório Renan Oliveira Silva, foi premiado e recebeu Ovynar b 800x600menção honrosa pela comissão avaliadora da mostra, sendo convidado para demonstrar o trabalho durante a Robocup 2025, evento mundial de robótica que ocorrerá em julho do no ano que vem em Salvador, Bahia.

O técnico de laboratório Renan Oliveira Silva se mostra satisfeito com a participação do IFS campus Aracaju na Mostra Nacional de Robótica 2024. “As apresentações foram bastante significativas para os alunos, que puderam demonstrar seus projetos para estudantes, professores e o público interessado, recebendo opiniões e sugestões valiosas para os trabalhos desenvolvidos. Além disso, tiveram uma vivência importante em um evento que faz parte de um evento maior, de nível mundial - Robótica 2024, tendo contato com pesquisadores e competidores de várias partes do Brasil e do mundo, sendo um momento bem enriquecedor. Para os servidores, também foi um momento de verificar o que vem sendo desenvolvido na área de robótica nas escolas e instituições do país e de troca de experiências com os profissionais que desenvolvem trabalhos relacionados à robótica”, avalia Renan.

VALORIZANDO CONHECIMENTO

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica que busca estimular o estudo e a pesquisa na área da robótica. É voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os estudantes e orientadores desenvolvem projetos com robótica durante o ano letivo, cadastram seu projeto no Sistema Olimpo em forma de artigo, junto com vídeos ou fotos do trabalho desenvolvido. Os trabalhos selecionados participam da mostra presencial, onde os alunos devem apresentar seu projeto para o público e para avaliadores da Mostra.Os projetos mais bem avaliados recebem menções honrosas e concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.

A mostra é um importante evento na área pois, busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado (colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação) estimulando trabalhos nas fronteiras entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas da robótica como: eletrônica, mecânica, computação, desenho técnico e similares. Além disso, aproxima o jovem da ciência e tecnologia, estimulando as carreiras científico-tecnológicas, bem como valoriza os trabalhos por eles desenvolvidos, gerando melhores condições para seu aprimoramento técnico e pessoal. Isso é feito utilizando uma linguagem abrangente e inclusiva, já que os trabalhos podem ser submetidos à mostra em formato multimídia (vídeos, fotos, etc.), além do formato tradicional (artigos científicos).

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead