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Direção Geral emite nota de esclarecimento sobre a segurança no Campus Aracaju

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 30 de Março de 2015, 12h19 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN0220 elber 700px paisagemO diretor- geral Elber Ribeiro Gama emitiu na manhã desta segunda-feira (30) nota de esclarecimento, em virtude da notícia, sem veracidade confirmada até o momento, de que um grupo, incluindo estudantes e um docente, foi roubado dentro do Campus Aracaju. A Direção Geral esclarece que consultou vários servidores e alunos a fim de apurar o suposto roubo, e nada foi confirmado.

O diretor-geral faz um apelo a toda comunidade acadêmica para que, tanto as vítimas quantos as testemunhas, denunciem as ocorrências para que sejam adotadas medidas cabíveis.

DSCN1598 700pxA instituição vem prestando todo o apoio necessário às vítimas de roubos e furtos que ocorrem nas imediações do campus, disponibilizando veículo para condução até a delegacia para registro de ocorrência.

Professor Elber convida a comunidade a somar esforços contra a violência no entorno do campus. Uma das principais medidas é informar à Direção Geral a respeito de furtos e roubos, para que a instituição continue registrando essas ocorrências na delegacia, e ter subsídios para cobrar dos órgãos competentes mais ações de segurança na região.

Nota de esclarecimento

Segurança nas imediações do IFS e controle de acesso

Considerando as informações acerca de assaltos nas imediações do IFS, há muito a Direção Geral do Campus e a Reitoria vem solicitando da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe, órgão competente por garantir segurança à sociedade sergipana, atenção especial nas avenidas e ruas adjacentes à localização do Campus Aracaju. Fora reiteradamente solicitado reforço do policiamento na área, disponibilização de viatura exclusiva, intensificação de rondas, presença do policiamento montado e, recentemente, solicitamos a disponibilização de uma base móvel de polícia comunitária, a qual funcionaria como Posto Móvel Comunitário instalado ao lado do IFS Campus Aracaju, uma vez que a SSP/SE anunciou e apresentou a sociedade sergipana, em 10 de março de 2015, as referidas bases móveis (http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:40589/governo_entrega_32_bases_moveis_para_a_policia_militar.html)

Concomitantemente, outras medidas foram adotadas, como: solicitamos da Prefeitura de Aracaju e da ENRGISA o melhoramento da iluminação pública ao redor do campus, em especial na rua Estância dada a maior concentração de fluxo de pessoas e veículos; procedemos a poda das árvores que dificultavam a visão e passagem na rua Estância; instalamos postes de iluminação no muro da instituição para melhorar a iluminação da rua Estância; instalamos refletores na entrada principal da instituição; instalamos postes de energia solar ao longo de toda extensão do muro lateral do campus pela rua estância; solicitamos da SMTT que a rua estância passasse a ser mão única; aumentamos mais dois postos de vigilância armada; levamos à reunião do SINASEFE/SE, em 08/01/2015, no auditório do PRONATEC, o Tenente-Coronel Vivaldy Cabral, comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária – 8º BPCom, e capitão Geovanio Feitosa Lima, os quais além de fazerem um apanhado acerca da situação da segurança pública no estado de Sergipe, em especial no bairro Getúlio Vargas, também ministraram palestra sobre as condutas que devemos adotar em ambiente público e se comprometeram em, dentro do possível, atribuir especial atenção a situação de insegurança nas proximidades do Campus Aracaju; reunimos com o comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, capitão Geovanio Feitosa Lima, solicitando-lhe ações efetivas nas imediações do campus Aracaju, inclusive devido ao complexo de instituições de ensino nas adjacências (http://aracaju.ifs.edu.br/categoria-todas-as-noticias/9-novas-noticias/159-ifs-solicita-reforco-policial-nas-imediacoes-do-campus-aracaju); dentre outras.

No que concerne ao controle de acesso, para garantir mais segurança interna: solicitamos da DEN e GAI que reunissem com as representações estudantis, em particular o Grêmio estudantil, para que a partir de 2015.1, em consonância com o Regulamento da Organização Didática, os estudantes do nível técnico integrado ao ensino passem a usar efetivamente o uniforme escolar; solicitamos da DTI que colocasse as catracas em pleno funcionamento; operacionalizamos procedimento licitatório para compra de fita de impressão para confecção das carteirinhas escolares, todavia a empresa vencedora não entregou o objeto, sendo aberto processo de apuração de responsabilidade para sancioná-la administrativamente na forma da lei; refizemos o processo de compra e licitamos novamente as fitas, sendo-nos as mesmas entregues há pouco tempo; já capacitamos os servidores e solicitamos o início do processo de confecção de carteirinhas escolares e crachás funcionais, no entanto, como segurança pretere qualquer temática, os dados do Q-Acadêmico (discentes), SIGARH (servidores) e dos funcionários terceirizados foram parametrizados junto ao sistema das catracas, de forma que o usuário poderá ter acesso à instituição digitando apenas o número do seu CPF nas próprias catracas, até que todas as carteirinhas/crachás sejam devidamente confeccionadas. O início do teste para o funcionamento das catracas está previsto para 07 de abril de 2015.

Inerente ao funcionamento da cantina e oferta de refeições, no ano passado as empresas que operavam os serviços não tiveram seus contratos renovados em razão de, no momento da renovação não atenderem a ditames legais para tal, já que não apresentaram todas as certidões negativas por lei exigidas. De imediato iniciamos um novo procedimento licitatório, através do processo administrativo nº 23290.001472/2014-71. O pregão ocorreu no dia 10/03/2015 e a ata de registro de preços nº 05/2015 foi assinada em 23/05/2015, tendo como vencedora a empresa WBIRANILTON L. DE ARAÚJO – ME, CNPJ 40.811.101/0001-67, a qual além da refeição também será a responsável pela cantina. No mês de abril a empresa estará preparando o local da cantina e a partir de 04 de maio de 2015 o serviço voltará a ser efetivamente prestado.

Já foi também devidamente instaurado e autuado processo administrativo sob o nº 23060.001311/2014-91, cujo objeto é aquisição de equipamentos e contratação do serviço de instalação de circuito fechado de televisão, visando garantir o monitoramento interno do campus Aracaju e auxiliar no monitoramento das ruas adjacentes, constituindo-se em importante ferramenta para melhoria da segurança.

Leia também os ofícios encaminhados aos órgãos de segurança pública

Ofício 1322/2014

Ofício 1246/2014

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