Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Aracaju > Evento transformou campus Aracaju em palco de manifestações culturais
Início do conteúdo da página
SEMANA DE ARTE

Evento transformou campus Aracaju em palco de manifestações culturais

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h36 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h36 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 12h33

Gincana Solidária de Conhecimentos arrecadou mais de 3 mil itens para doação, entre roupas e alimentos não-perecíveis

IMG 6615 bA décima terceira Semana de Arte e Cultura: Uma rapsódia nordestina, promovida anualmente pela Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais, CCHS, transformou o campus Aracaju em um imenso palco de diversidade cultural, valorizando e divulgando a arte e cultura do nordeste do Brasil. O evento foi aberto na manhã de 15 de outubro e, no dia seguinte (16), as atividades foram ampliadas das salas de aula para o ginásio de esportes.

IMG 2943 bNo primeiro dia do evento (15), os alunos das turmas de primeiro, segundo e terceiro ano dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Química participaram de duas provas: solidária e conhecimentos. A segunda Gincana Solidária de Conhecimentos arrecadou mais de 3 mil itens para doação, entre roupas e alimentos não-perecíveis.

No segundo dia (16), pela manhã, as portas das salas de aula foram abertas para exposições representativas dos estados nordestinos: Alagoas (Alimentos), Ceará ( Eletrônica), Paraíba(Informática), Pernambuco (Eletrotécnica), Piauí (Edificações) e Sergipe (Química). As atividades, no turno da tarde, aconteceram no ginásio de esportes, com a as provas artístico-culturais e, em seguida, o anúncio do resultado final da Semana de Arte e Cultura, a soma das pontuações por prova: Gincana Solidária de Conhecimentos + Provas Artístico-Culturais. A classificação ficou assim: 1º lugar - Alimentos, 2º lugar - Química, 3º lugar - Eletrônica, 4º lugar - Edificações, 5º lugar - Informática e 6º lugar - Eletrotécnica.

IMG 6639 b 800x533O PROJETO

Este projeto caracteriza-se por ser integrador, na medida em que fomenta e preserva a arte e cultura, integrando comunidade interna e externa, através da abertura de espaço para as manifestações artísticas e culturais; e promove o conhecimento e socialização de saberes, de forma lúdica, a partir da revisão dos conteúdos estudados em sala, contemplando a integração e o incentivo à solidariedade da comunidade escolar.

“ Seu escopo abarcou dois aspectos: Primeiro, a realização da gincana filantrópica, cultural, lúdica e de conhecimentos, vislumbrando oportunizar o compartilhamento de experiências pedagógicas e de interação entre profissionais e estudantes, contribuindo para melhoria permanente de nossas práticas educacionais, além de possibilitar vivência docente a estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática que estiveram colaborando na execução da gincana. Segundo, a culminância na realização da I Mostra de Arte e Cultura Nordestina, realizada pelos discentes do campus Aracaju, cuja dinâmica permitiu a valorização e abertura de espaço para divulgação dos valores artísticos e culturais de nossa região que IMG 6715 bforam absorvidos pelos discentes no transcurso do processo educacional, ocorrido durante a execução do projeto”, avalia a professora doutora Adeline Carneiro Farias, participante do projeto e uma das organizadoras do evento.


AVALIAÇÃO

De acordo com os organizadores, a I Mostra de Arte e cultura nordestina atuou dentro da nova discussão e propostas do Ensino Médio Integrado, pois, a Coordenação de Ciência Humanas e Sociais -CCHS trabalhou com vistas de que a comunidade acadêmica do IFS percebesse a necessidade da realização de um trabalho efetivamente interdisciplinar, e não apenas das humanidades e atendendo à proposta desse ensino integrador abrangendo todas as áreas do conhecimento, incluindo as disciplinas técnicas com o conceito de educação arte e cultura como condição essencial para o desenvolvimento intelectual e humano de todos os envolvidos.

20191016 160634 b 600x800A operacionalização viabilizou o processo educativo por meio da arte, cultura e educação, contribuindo para o debate e a transformação das pessoas através da democratização da arte, além de promover o sentimento de pertencimento do indivíduo, a apropriação cultural e o desenvolvimento intelectual crítico e reflexivo.

 “Este projeto integrou o corpo estudantil e docente e as mais variadas manifestações culturais nordestinas, o que designa o termo rapsódia afim de que as novas gerações não só conheçam como também valorizem as suas raízes. O nordeste é palco de imensa diversidade cultural, fez-se mister que houvesse um evento que objetivasse valorizar e divulgar toda essa gama cultural existente”, disse a professora mestre Iara Vanessa Mafra Bichara, participante do projeto e uma das organizadoras do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

20191015 145712 b  20191015 141908 b  IMG 6603 b

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead