Banners usados são transformados em produtos sustentáveis
Lonas descartadas viram matéria-prima para produção de bolsa, avental e necessaire
A primeira oficina de reutilização da lona de banners, promovida pelo Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, no dia 7 de março, resultou na produção de 45 peças e formou 15 multiplicadores. A iniciativa foi um sucesso, e já foi planejada uma segunda edição, que ocorrerá no dia 18 de abril, com inscrições a partir de 1º de abril no Sistema de Publicações, Sispubli, no endereço eletrônico http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos
A atividade foi realizada em um sábado, das 8h às 12h, na área interna do estabelecimento Arte Estofados, localizado na rua Rafael de Aguiar, 735, bairro Pereira Lobo, em Aracaju. Inicialmente, os participantes receberam da equipe do projeto Equipamentos de Proteção Individual, EPIs. Em seguida, eles desenvolveram a modelagem, corte e costura sob orientação do profissional da empresa parceira Arte Estofados, o estofador José dos Santos. Após o processo de modelagem e corte, utilizaram a máquina de costura para produzirem os produtos.
Cada aluno produziu três peças: bolsa, avental e necessaire. Ao final , os participantes levaram os produtos e ainda receberam lona de banner para confeccionarem, em casa, materiais sustentáveis . A ação é resultado do projeto Recicla Banners lançado em dezembro de 2018, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/IFS), pelas professoras Sheilla Costa dos Santos, mestre do curso técnico em Edificações, e Marilda Colares Jardelina dos Santos, mestre do curso técnico em Segurança no Trabalho.
De acordo com a coordenadora geral da oficina, professora Marilda Colares, a iniciativa foi de grande relevância para os participantes, pois muitos não conheciam que a lona de um banner poderia ser reaproveitada. “Foi uma oportunidade única que o projeto trouxe para o crescimento profissional para a comunidade de baixa renda como os participantes que moram no bairro Santa Maria e 17 de março”, avaliou
“ A oficina proporcionou a comunidade sergipana uma perspectiva de aumento de renda familiar através de confecção de produtos sustentáveis, com o uso da matéria prima a lona de banner, descartados pelas empresas de comunicação visual e instituições de ensino, levando a refletir na importância do descarte correto de resíduos, como também contribuindo para um ambiente sustentável” , acrescenta a professora Marilda.
O projeto tem como objetivos evitar o descarte incorreto e incentivar a prática de reaproveitamento da lona na fabricação de produtos sustentáveis, além da geração de renda para famílias a partir da reutilização dos banners descartados. Este semestre, a coordenação do projeto pretende realizar mais duas oficinas, uma em abril e outra em maio.
O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe possui, desde 2019, caixa coletora para o público em geral descartar banners usados . O ponto de entrega voluntária fica na entrada principal , vizinho a agência da Caixa. As lonas deixadas são separadas , limpas e organizadas para utilização nas oficinas.
A equipe participante da oficina é formada pelos professores voluntários Sheilla Costa dos Santos e José Sérgio Filgueiras Costa, aluno bolsista Luiz Felipe Bispo Viana e os estudantes voluntários Carlos Gomes da Silva Júnior, Dayana Kelly Araujo Santos e Layse Souza Sampaio.
Redes Sociais