III Semana Acadêmica de Turismo do IFS será aberta domingo (27)
Evento traz discussão sobre os impactos da pandemia no setor
Em sua terceira edição, a Semana Acadêmica de Turismo do IFS traz o tema “E agora, Turismo?”, parodiando o título do poema “E agora, José”, de Carlos Drummond de Andrade, dada a estreita relação entre a mensagem principal deste poema e o momento atual do Turismo, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. A Inscrição para o evento é gratuita, o participante receberá certificado com carga horária de 20h e a programação será integralmente online, transmitida pelo youtube no canal EMTUR IFS.
Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Publicações do IFS, Sispubli , no link http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos. A abertura está marcada para domingo (27), às 17h30, com a oficina de Acampamento de Mínimo Impacto, ministrada por Elias José da Silva, guia de Turismo especializado em atrativos naturais. O evento é destinado para estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes, técnicos, pesquisadores e profissionais de áreas correlatas às temáticas de Turismo, bem como aos membros do trade turístico e demais interessados.
Terça-feira (29), às 19h, o secretário do Ministério do Turismo, Williams França, falará sobre os caminhos e estratégias do MTur. A Semana Acadêmica de Turismo, que teve início no ano de 2018, é organizada pelas coordenações dos cursos da área de Turismo do Instituto Federal de Sergipe e ocorre anualmente em no período do Dia Mundial do Turismo comemorado no dia 27 de setembro.
A programação será integralmente online e contará com oficinas, palestras e mesas redondas com a participação de convidados nacionais e internacionais, para tratar dos subtemas: políticas públicas, responsabilidade social, áreas naturais, comunidades, eventos, meios de hospedagem, bares e restaurantes e aviação civil.
Espera-se, com este evento divulgar as ações de retomada do turismo em distintos destinos e em distintos segmentos operacionais; refletir a responsabilidade socioambiental do turismo e o papel das comunidades nesta retomada; identificar as principais tendências, e possibilitar a discussão e atualização sobre o tema.
A professora doutora Fabiana Faxina lembra que as medidas adotas internacionalmente para evitar a proliferação do Covid-19, a exemplo de fechamento de fronteiras e proibição de funcionamento de atividades não essenciais, inviabilizou, por um momento, a realização de viagens.
Ela avalia que neste momento, vários países vêm gradativamente flexibilizando suas medidas, tornando possível o retorno do Turismo, mediante a adoção de protocolos de higiene e de distanciamento físico mais rigorosos. No entanto, parte da demanda turística potencial encontra-se com limitações para retomarem às viagens, a exemplo da redução em suas rendas, bem como da insegurança, provocada pelo medo de contrair a doença.
Para Fabiana essa realidade vem causando várias mudanças nos segmentos operacionais do turismo e na forma como as pessoas passarão a viajar, ainda que momentaneamente. “É sobre esta realidade que o evento vai se dedicar, sempre questionando “E agora, Turismo?” e acreditando que o setor será fundamental para diminuir os efeitos negativos provocados pela pandemia”.
A Sematur é promovida pelas Coordenações dos Cursos Superior, Técnico e Mestrado de Turismo do IFS – campus Aracaju, desenvolvida pelo Escritório Modelo de Turismo- EMTUR, e, este ano, as professoras Nara Vieira de Souza, Fabiana Faxina, Thirzá Augusta Azevedo Silva e o professor Lício Valério Lima Vieira integram a comissão organizadora do evento.
A Sematur busca promover debates e trocas de experiências na produção do conhecimento, planejamento e da gestão do Turismo e suas implicações no processo de formação de novos profissionais em Turismo, ainda, seus reflexos nas atividades de pesquisa através do estimulo à produção acadêmica, da promoção da troca de experiências de processos metodológicos, da articulação entre pesquisadores, comunidades, professores e alunos vinculados a cursos do IFS. O evento visa estabelecer canal de comunicação entre a formação e o mercado do turismo, buscando contribuições para ampliação das relações entre academia e mercado.
PROGRAMAÇÃO
27/09/2020 (Abertura Oficial)
Horário: 17h30
Palestrante: Elias José da Silva
Guia de Turismo especializado em atrativos naturais.
Presidente/CENTRO DA TERRA - Grupo Espeleológico de Sergipe
Tema: “Oficina Acampamento de mínimo impacto”
Moderadores: Profªs Drªs Fabiana Faxina e Nara Souza
28/09/2020
Horário: 10h
Palestrante: Profº Dr.Fernando Seabra
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa-IASC
Tema: “Turismo e Responsabilidade Social”
Moderadora: Profª Drª Fabiana Faxina
Horário: 19h
Palestrante: Lício Valério Lima Vieira
Tema: “Planejamento e Gestão do Turismo Rural Comunitário”
Moderadora: Profª Ma.Mirela Carine Santos Araújo
29/09/2020
Horário: 10h
Palestrantes: Erilton Júnior
Gerente Geral de Vendas e Marketing - Blue Tree Hotels
Loraine Ricino
Diretora Marketing e ASG da GOL
Tema: “Exigências para a retomada do Turismo”.
Horário: 19h
Palestrante:William França Cordeiro
Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do
Turismo. Assessor Especial do Ministério do Turismo-MTUR
Tema: Ações para Retomada do Turismo
Moderador: Prof.Me.José Carlos Cunha
30/09/2020
Horário: 10h
Palestrante: Marcia Regina de Araújo Vale
Sócia fundadora da Arx Eventos e criadora do programa Eventos que Convertem
Tema da Palestra: “Como começar a organizar Eventos”
Moderadora: Profª Ma.Cristiane Picanço
Horário: 18h30
Palestrante: Michelle Lins de Moraes
Coordenadora/Professora do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Universidade Europeia – Lisboa
Tema da Palestra: “Turismo, Inovação e Sustentabilidade”
01/10/2020
Horário: 15h
Palestrante: Lúcio Mauro Oliveira
Chef / Proprietário / Chef instrutor / Facilitador do seminário Empretec / consultor do Sebraetec
Tema da Palestra: “Receitas da cozinha regional”
Moderador: Prof.Me.Luiz Carlos Gonçalves
Redes Sociais