Alunos do Campus Lagarto participam do maior evento de robótica da América Latina
Eles apresentaram sete trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Inovação e Criatividade
Discentes do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe apresentaram sete trabalhos no evento ‘Robótica 2023’, que é a união dos principais congressos científicos de robótica e inteligência artificial, realizado em Salvador (BA), entre os dias 8 e 12 de outubro. Tratam-se de projetos desenvolvidos no Laboratório de Inovação e Criatividade (Labic) do campus, exibidos dentro do co-evento Mostra Nacional de Robótica.
De acordo com Stephanie Kamarry, professora do Campus Lagarto, a Mostra Nacional de Robótica busca estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica. É voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de Graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Assim, os estudantes e orientadores desenvolvem projetos com robótica durante o ano letivo e cadastram no sistema em forma de artigo. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.
“A participação no evento significa uma abertura de horizontes na vida acadêmica dos pesquisadores, que abrem os olhos para o mundo de possibilidades. Também apresenta, para todos os alunos do instituto, uma oportunidade de fazer pesquisa acadêmica e de como isso pode impactar na carreira futura. Para professores e servidores aumenta o interesse de participação em congressos e competições com seus alunos, a formação de novos grupos de pesquisa e extensão e a oportunidade de bolsas e premiações com o bom desempenho nesses eventos”, destaca Stephanie Kamarry.
Trabalhos
Estão concorrendo às bolsas trabalhos de diferentes temáticas desenvolvidos no IFS/Campus Lagarto, como Learnbots, uso do foguete como objeto didático enriquecido por um sistema de coleta de dados via arduino, construção de um mini-submarino com controle de profundidade e desenvolvimento de veículo remotamente operável de baixo custo com objetivo didático.
Também foram apresentados pelo campus e estão concorrendo a bolsas os projetos sobre desenvolvimento de um sistema de visão computacional para pessoas com daltonismo, kit de robótica educacional sem o uso de telas e Arquitetura IoT para medições e monitoramento de resíduos sólidos.
Os projetos foram desenvolvidos sob orientação dos professores Stephanie Kamarry Alves de Sousa, Fábio Luiz de Sá Prudente, Catuxe Varjão de Oliveira e Phillipe Cardoso dos Santos.
Redes Sociais