Campus Lagarto estabelece parceria com o Hospital Universitário para oferta de estágio em infraestrutura hospitalar
Um dos projetos envolve a análise para a adoção de sensores de queda em banheiros do hospital, visando aumentar a segurança dos pacientes
Na manhã de ontem, 3 de abril, foi realizada a solenidade de celebração da parceria entre o Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o Instituto Federal de Sergipe (IFS). O convênio, firmado em novembro do ano passado, foi assinado pela reitora do IFS, Ruth Sales, e pelo Superintendente do HUL, Manoel de Cerqueira Neto. O acordo possibilitará aos alunos do Campus Lagarto a realização de estágios na instituição de saúde.
A colaboração entre as duas instituições busca fortalecer a educação e a pesquisa, abordando demandas específicas para aprimoramento e expansão da infraestrutura hospitalar. Esta parceria permite que estudantes do Campus Lagarto, de áreas como arquitetura, edificações, eletromecânica e engenharia elétrica, engajem-se em estágios e projetos de pesquisa, cumprindo horas acadêmicas necessárias para a conclusão de seus cursos.
Dentre os projetos que os estudantes poderão se envolver está a análise de viabilidade para a instalação de sensores de queda nos banheiros do hospital. Os alunos do IFS também terão a chance de contribuir em importantes empreendimentos do HUL, como a construção do Centro Administrativo de Ensino, Pesquisa e Imagens (CAEPI), a modernização da estrutura existente e o desenvolvimento do novo almoxarifado central.
Luciana Bitencourt Oliveira, diretora de assistência estudantil do IFS, destaca a importância desta colaboração para a formação dos estudantes. “Este convênio contribui para a plena formação técnica e profissional dos alunos em um ambiente de tecnologias e qualidade de serviços, que serão oferecidos à população do município de Lagarto e à região centro-sul sergipana”, explica.
O hospital
O HUL faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Redes Sociais