Semana do Meio Ambiente é celebrada com evento multidisciplinar
Com exposições, palestras e plantio de árvores, 'Diálogos Ambientais' teve como objetivo compartilhar ações, pesquisas e projetos desenvolvidos pela comunidade do IFS sobre o desafio da sustentabilidade
A última quinta-feira, dia 9, foi de reflexão sobre meio ambiente no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Ao logo de todo o dia, inclusive no turno da noite, foram desenvolvidas diversas atividades dentro da programação do evento 'Diálogos Ambientais', promovido pela Gerência de Apoio e Inclusão e pelo Laboratório de Empreendedorismo e Sustentabilidade, com apoio do Grêmio Estudantil.
De acordo com Rosana Rocha Siqueira, servidora que foi uma das coordenadoras do evento e membro do Laboratório de Empreendedorismo e Sustentabilidade do campus, os objetivos da ação foram dois. "A meta foi tornar públicas as ações, as pesquisas e os projetos desenvolvidos pela comunidade do IFS sobre o desafio da sustentabilidade, bem como sinalizar a importância da semana do meio ambiente como período de reflexão e motivação de novas ações, considerando os desafios do IFS em relação à pesquisa e à extensão e o mundo do trabalho", ressaltou.
Uma das ações do evento ocorreu no hall de entrada do Campus Lagarto, onde ocorreu ao longo do dia e da noite exposições de banners de trabalhos na área de sustentabilidade que já foram apresentados em diversos eventos acadêmicos, além do trabalho da equipe do Laboratório de Empreendedorismo e sustentabilidade. "O laboratório se tornou um setor fixo no campus e é um ambiente de estudo voltado às práticas empreendedoras e de sustentabilidade para público interno e externo do IFS", explicou Rosana.
Mesmo ainda estando no ensino médio, o jovem Bruno dos Santos, aluno do 3º integrado com Edificações, viu no Laboratório de Empreendedorismo e Sustentabilidade uma oportunidade para a carreira dele. "A área ambiental é muito bem procurada no mundo acadêmico atualmente devido a uma série de fatores. Ao saber da possibilidade de entrar para um estudo e de ser voluntário de uma pesquisa Pibex, entrei. Hoje sinto orgulho em apresentar trabalho em congressos e de perceber que podemos conscientizar através de da nossa dedicação", comemora o estudante.
Outra exposição ficou por conta de artesãs que compõem e vendem suas obras na cidade de Lagarto. "É muito importante desenvolver entre os jovens esta consciência sustentável com o meio ambiente e com a economia, mostrando a importância de dar prioridade aos produtos locais", analisa Raimunda Fontes, artesã e empreendedora local.
Mais um momento importante do evento foi o plantio de árvores, promovido pelo Grêmio Estudantil. "A ideia surgiu incialmente porque percebemos que o campus precisa de uma melhor arborização e, diante do desafio de desenvolver projetos baratos, conversamos com o diretor geral do campus, José Osman dos Santos, que gostou da ideia e disponibilizou o apoio que precisávamos. Hoje turmas do ensino médio plantaram árvores e toparam o desafio de cuidar para que elas cresçam saudáveis", afirmou Josefa Letícia, membro do Grêmio e aluna de Edificações.
Por fim, foram ministradas no mini auditório do campus as palestras 'Introdução à energia solar e sua aplicação para cozimento'; 'Olhares ambientais sobre o descarte de resíduos sólidos'; 'Conceitos básicos de economia doméstica', sendo este ministrado para os terceirizados do campus; e 'Apresentação dos objetivos de desenvolvimento sustentável'.
Redes Sociais