Campus Lagarto apresenta Relatório de Governança a alunos
Discentes também contribuíram com sugestões de melhorias para o campus a serem incluídas no Plano de Desenvolvimento Anual de 2016
Com o objetivo de manter uma gestão participativa e democrática, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu na última terça-feira, 26, uma reunião com seus alunos para explicar como funciona a aplicação dos recursos da escola, além de apresentar o relatório de governança de 2015 e convidar a participar com sugestões para o Plano de Desenvolvimento Anual de 2016.
De acordo com o diretor geral do Campus Lagarto, Osman dos Santos, a gestão de orçamento participativo é um compromisso assumido por esta gestão no Plano de Gestão do processo eleitoral. "A partir de agora a comunidade acadêmica participa ativamente para a definição de metas prioritárias do ano e da prestação de contas anterior. O evento da última terça-feira foi um embrião do projeto Dialoga IFS, que engloba reuniões semestrais com todos os que compõem o IFS/Campus Lagarto", anuncia.
A gerente de Administração do Campus, Carla Patrícia Carvalho, explicou o que é o Relatório de Governança. "Trata-se de um documento elaborado no final de cada ano para saber quais metas foram alcançadas e, para as que não foram alcançadas, o motivo. Resolvemos promover esta explanação para que o aluno entenda porque algumas melhorias puderam ser realizadas e outras ficaram para 2016", ressalta a gerente. Na ocasião também foi exibido um vídeo explicando como funciona a aplicação dos recursos da instituição.
Participação
Na análise de Roberto Rangel, aluno do 3º ano integrado com o curso de Redes de Computadores, esta foi uma excelente iniciativa da administração. "É de extrema importância que saibamos do que está ocorrendo financeiramente no campus, seja para cobrar melhorias – quando for possível – ou mesmo para saber o porquê de antigas necessidades nossas não terem sido contempladas", pontua.
Participando com perguntas aos gestores, a aluna Victória Matias, do 2º ano integrado com o curso de Eletromecânica, tirou suas dúvidas e ficou satisfeita com a abertura para participação dos estudantes. "Apesar de a administração conhecer muitas demandas, nós, alunos sabemos o que deve ser prioritário e podemos contribuir", ressalta.
Redes Sociais