Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > IFS apresenta experiência de projetos integradores em evento internacional
Início do conteúdo da página
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

IFS apresenta experiência de projetos integradores em evento internacional

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h43 | Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h56 | Última atualização em Sábado, 17 de Julho de 2021, 20h34

Servidoras dos campi Estância e Aracaju coordenam minicurso no Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

Por Carole Ferreira da Cruz

capa eventoiberoA experiência de projetos integradores no Instituto Federal de Sergipe (IFS) será abordada no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento internacional realizado de 23 a 27 de agosto no formato online. Esta edição pautará os “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas: espaço cultural e geográfico que vivencia questões comuns que possibilitam análises compartilhadas e ações solidárias.

As discussões propostas buscam socializar temáticas emergentes no campo da educação em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, com o intuito de construir formas de enfrentamento a desafios como: exclusão e injustiça social; degradação ambiental; e questões relacionadas aos movimentos migratórios e circulação internacional do conhecimento, que exigem reconfigurações do pensamento e das práticas a partir das realidades em curso.

Jocelaine OliveiraO congresso, realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, grupos de temáticos, eventos culturais e lançamentos de livros. O objetivo é oferecer espaços para a construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais, de modo a evidenciar a busca pela consolidação de ensino, pesquisa e extensão, educação e formação de professores.

As professoras Jocelaine Oliveira dos Santos (IFS – Campus Estância) e Adeline Araújo Carneiro Farias (IFS – Campus Aracaju), juntamente com a técnica em secretariado, Cyndi Moura Guimarães (IFS – Campus Estância), vão ministrar o minicurso Elaboração de Projetos Integrados para Educação Básica: alternativas e experiências a partir da Rede Federal de Educação Profissional. A atividade ocorrerá no dia 24 de agosto, às 9h. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram no dia 09 de agosto.

O minicurso é estruturado em três partes: na primeira, será feita uma discussão teórica sobre o tema; na segunda, serão compartilhadas práticas integradoras realizadas tanto no Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Campus Vista, quanto no IFS (Campus Aracaju e Campus Estância). Na última parte, será proposta uma atividade coletiva de construção de projetos integradores a partir de um roteiro estruturado, objetivando aprofundar, a partir da prática, os conceitos discutidos.

Para Jocelaine Oliveira, a aceleração das mudanças globais e as implicações tecnológicas que vêm construindo novas formas de tocar o conhecimento e constituir a aprendizagem impulsionam pensar em metodologias alternativas para a educação básica. “Entendemos que o ato educativo deve fortalecer ainda mais as aptidões naturais da mente do educando de formular e resolver problemas essenciais, estimulando o uso da livre curiosidade e a sede por saber”, ressaltou.

Professora Adeline AraújoAdeline Araújo considera o aperfeiçoamento permanente a força motriz para que os educadores estejam aptos aos desafios contemporâneos. “Na busca por um fazer educacional que torne o processo de construção de conhecimento significativo para o estudante, vimos estudando, nos fortalecendo teoricamente e experienciando projetos integradores, geralmente pautados pela pesquisa como princípio educativo, e desejamos compartilhar esses conhecimentos e vivências com outros colegas, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de aprender com estes”, observou.

Cyndi Moura reforça que compartilhar a construção de uma proposta integradora no IFS é uma oportunidade única de contribuir com o currículo integrado estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Cyndi MouraNível Médio. “O minicurso tem o objetivo de discutir a pertinência da implantação de projetos integradores na educação básica, então é muito significativo partilhar a experiência da Rede Federal de Educação Profissional, em especial o IFS, em um evento dessa relevância”, destacou.

As conferências e as mesas redondas integrarão pesquisadores interinstitucionais com inserção nacional e internacional. O público-alvo do evento são os professores da educação básica e ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das humanidades, ciências e educação, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas e ciências das engenharias e tecnologias.

Para se inscrever, basta acessar o link:https://www.ciahce2020.eventos.dype.com.br/inscricoes/capa

Confira a programação em:http://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano-novo/programacao

Congresso Ibero Americano de Humanidades

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead