Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Itabaiana > Segundo sábado letivo do campus Itabaiana é marcado por realização de Oficinas de Matemática
SÁBADO LETIVO

Escrito por JOSÉ CICERO DO NASCIMENTO | Criado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 11h10 | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 11h10 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 19h04

A atividade foi desenvolvida em parceria com o Projeto “Divulgando e promovendo a matemática” do curso superior em Matemática da UFS

Site 02Na manhã do último sábado (27/07), o IFS campus Itabaiana, por meio da Coordenação e docentes do curso de Manutenção e Suporte em Informática, promoveu a atividade acadêmica intitulada “Oficinas Matemáticas". Com alta participação dos alunos, a atividade letiva baseou-se na aplicação de jogos matemáticos através do Projeto “Divulgando e promovendo a matemática”, idealizado pela docente do curso de graduação em Matemática da UFS, profa. Viviane de Jesus Lisboa Aquino e executado pelos graduandos dos mais diversos períodos do curso de Matemática da Universidade.

Site 01Conteúdos como números fracionados, inteiros, lógica e geometria foram trabalhos com as turmas do 1º, 2º e 3º anos dos cursos integrados do campus Itabaiana. O projeto, que surge no intuito de unir a compreensão do ensino da matemática as suas formas de aplicação, contemplou a realização deste segundo sábado letivo na instituição.

Abarcando o conteúdo programático das turmas, duas oficinas foram aplicadas, sendo uma voltada ao conteúdo do 2º e 3º anos e outra ao 1º. Jogos que promoveram o raciocínio lógico, operações com frações, números inteiros, geometria e damas de sinais, que consistem na soma ou subtração de números inteiros foram trabalhados durante toda a dinâmica.

Site 03Maria Luzia, graduanda do 3º período do curso na UFS e membra do projeto nos contou sobre como os recursos adotados colaboram na aprendizagem da matemática aplicada. "Seja no uso de estratégias para socializar, ou até no dia a dia. Em tudo a matemática tá dentro." completou. Yasmin, também membra e graduanda do 3º período do curso, trabalhou com os discentes abordagens com número e figuras, utilizando-se de ferramentas como o origami na construção de um octógono, promovendo outras compreensões acercam de conteúdos como conjuntos dos números naturais, racionais, inteiros e reais, conteúdos pertencentes ao dia a dia dos estudantes em sala de aula.

Site 04"O projeto funciona desde 2023. A gente já realizou diversos encontros levando os alunos da escola para a universidade, e essa é a primeira vez que a gente sai da universidade para ir pra escola", nos contou a Profa. Viviane, ao final das atividades, orgulhosa da parceria com o IFS campus Itabaiana e dos resultados e retorno obtidos com os alunos.

O momento, que também contou com aplicações práticas e direcionamentos teóricos pelos professores da disciplina de matemática da instituição, contribuiu no enriquecimento do ensino-aprendizagem na instituição, sendo capaz de alimentar percepções quanto ao uso da matemática pelos alunos.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead