Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Itabaiana > Curso Básico de Manutenção e Recuperação de Computadores é promovido por projeto de extensão no IFS Itabaiana
Projeto de extensão

Escrito por JOSÉ CICERO DO NASCIMENTO | Criado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 10h31 | Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 10h31 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2024, 10h43

O curso é fruto do projeto aprovado no Programa IFS PIAEX 2023/2024

Site 05O projeto de extensão sob título “Inclusão socioambiental e produtiva de jovens e adultos do agreste central sergipano”, promove, ao longo de encontros semanais, Curso Básico de Manutenção e Recuperação de Computadores, ofertando treinamento em montagem e manutenção de computadores à comunidade.

O curso, que acontece através do Laboratório de Modelagem da Geração e Difusão do Conhecimento - MODOKLab, utiliza equipamentos recondicionados da instituição, bem como equipamentos de doações de organizações parceiras externas, como a Vale do Rio Doce.

Site 02Ethan Kevin, discente do 1º período do curso superior em Ciência da Computação do campus Itabaiana e bolsista do Laboratório nos contou sobre a criação do projeto. "Surgiu a partir da necessidade que nós observamos dos alunos poderem aprender com os próprios erros e práticas reais do cotidiano deles. É sobre criar relação de amizade e profissionalismo dentro do âmbito do laboratório com todo o apoio ferramental e tecnológico que eles precisam pra exercer essas funções”.

Tania Alves, discente do 5º período do curso de graduação em Logística do campus Itabaiana e também bolsista do MODOKLab e do projeto nos conta sobre as atividades do curso, que contará com certificado. "Serão 5 encontros e os participantes já puderam aprender sobre os componentes dos computadores, hoje já sabem identificar e solucionar possíveis erros. No final já poderão colocar a mão na massa, formatando um computador e instalando um software".

Site 03Integrado a outros 9 projetos multidisciplinares do MODOKLab, o curso também vem auxiliando os discentes da instituição quanto a escolha da área a qual deseja seguir em sua formação superior, como Mylena Santana, discente do 3º ano do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática, que deseja continuar na instituição. "Ainda estou em dúvida, mas com o crescimento da área o futuro é garantido", nos confidenciou Mylena.

Com cursistas das mais diversas formações e idades, Junior Soares do 1º período de Ciência da Computação, nos falou sobre sua percepção sobre a oferta. "O conhecimento base é importante para o pessoal e profissional, porque hoje em dia com a atualização que se tem no mercado, qualquer ambiente empresarial estará utilizando o mínimo da informática, então saber como manusear um computador em si é essencial." disse Junior.

Site 07O professor do curso de graduação em Ciência da Computação e do curso Integrado em Manutenção e Suporte em Informática e também orientador do projeto, Prof. José Damião de Melo, acredita que o aluno tem sempre a prioridade. "Nós acompanhamos, orientamos e damos suporte, mas quem prepara e quem dá o treinamento são nossos estudantes, treinando outros estudantes e a comunidade. É a perspectiva da atuação técnica".

O professor também revelou o desejo de ampliar a extensão para além dos muros do IFS e nos contou sobre o intuito em levar e fixar uma estrutura do curso na comunidade, Damião também relatou sobre a busca por parcerias externas e em primeira mão nos contou sobre a possibilidade desta primeira atuação acontecer no município de Rosário-SE, já em 2025. O curso segue agora para seu terceiro encontro, que acontecerá na próxima quarta-feira (14/08), seguindo o seu intuito em promover um ciclo produtivo e empreendedor.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead