Alunos de Informática do Campus Itabaiana defendem trabalho de conclusão de curso
No total, foram apresentados três trabalhos. O primeiro deles foi conduzido pela dupla José Valter da Silva Júnior e Paulo Franklin Tavares Santos e teve como título “uma análise da infraestrutura de redes dos provedores de internet com sede no município de Itabaiana–SE”. Para Paulo Franklin, o trabalho proporcionou conhecimento maior sobre os problemas da internet e sobre as preferências da população no ambiente da web. “Além de tudo isso, foi uma forma de contribuirmos com a população de Itabaiana e com a vida acadêmica”, comenta.
José Valter ressaltou que o trabalho serviu como um norte para o usuário comum analisar os problemas que acontecem com a rede: “Eles podem tomar conhecimento sobre o que identificamos na pesquisa e saberem que, como consumidores, podem reivindicar melhorias do serviço prestado pelo provedor”. O trabalho foi orientado pelo professor José Aprígio Carneiro.
IFS como objeto
Os outros dois trabalhos de conclusão apresentados tiveram como objeto a própria instituição. A ideia dos estudantes ao analisar o IFS é contribuir para melhores processos organizacionais na área de informática. Érica Oliveira Brito e Maria de Jesus Mendonça, sob orientação do professor Lúcio da Silva Gama Júnior, levaram ao conhecimento do público o trabalho “Backup da informação: um estudo no IFS”.
A segunda pesquisa que foi baseada nas atividades institucionais teve como título “proposta de um projeto de cabeamento estruturado para o Campus Itabaiana”. O trabalho foi apresentado pelos alunos Carlos Henrique Teles dos Santos e Johnatan Douglas Andrade de Jesus e foi orientado pela professora Mayka de Souza Lima.
O professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), José Damião de Melo, ressaltou que a matéria tem como objetivo apresentar técnicas e metodologias de pesquisa científica com um viés aplicado para que os estudantes desenvolvam projetos com foco na resolução de um problema percebido na realidade. “Assume, portanto, características de iniciação científica e permite que as áreas de atuação do técnico possam ser articuladas com seu aprendizado através da mediação de um professor orientador. Por fim, é realizada a apresentação perante uma banca de avaliação”, explica.
Além dos professores orientadores, compuseram a banca examinadora a professora Sheyla Alves Rodrigues, coordenadora de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), e o professor Marco Antônio Domingues, do curso de Tecnologia em Logística.
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