Semana Bibliocult mobiliza Campus Itabaiana com manifestações artísticas
Foram quatro dias de inúmeras manifestações artísticas e participação intensa de alunos e servidores. Assim pode ser resumida a “Semana Bibliocult: cultura além da leitura”, que foi realizada pela Biblioteca do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana entre os dias 30 do mês passado e 3 de dezembro. O evento se juntou ao Bibliocine e à premiação aos leitores mais assíduos como iniciativas empreendidas este ano no sentido de estimular a leitura e a arte.
O evento teve início no dia 30 com uma oficina de artesanato. A atividade envolveu os alunos, que aprenderam a produzir peças de MDF e sabonetes. Os itens desenvolvidos pelos estudantes ficaram expostos no campus durante toda semana. Na terça, Vinícius Rodrigues, professor de artes, e a bibliotecária Jeane Gomes, acompanharam os discentes em uma visita ao Museu da Gente Sergipana. O espaço é conhecido por promover ações que valorizam a diversidade do patrimônio artístico-cultural do estado.
A quarta-feira foi dia de mais uma edição do Bibliocine. Em sessão lotada, estudantes e servidores assistiram a um filme cuja versão em livro está disponível para consulta e empréstimo na biblioteca. Ao fim da exibição, o psicólogo Emerson Lins abordou a obra sob a ótica das relações humanas. “Essa é uma forma diferente de dialogar com os estudantes e de se aproximar deles, além de fortalecer vínculos entre as pessoas”, conta Emerson.
A quinta foi o último dia de evento e encheu de atrações artísticas o Campus Itabaiana. Fizeram apresentações a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, o Grupo Arte Livre (dança), Salete Nascimento (cordel), Damião Ramos (repente), o Grupo de hip hop The Power Crew, o Grupo Na Pegada (pagode), Joelson Nascimento e Emerson Lins com participação de Rebeca Moura, Nathanael Oliveira e Maria Eduarda Oliveira (voz e violão), além de coreografias dos alunos do 4º ano baseadas no jogo Just Dance.
Durante a semana, a exposição Alma Negra, que traz informações sobre personalidades afrodescendentes, levou ainda mais diversidade ao evento. As auxiliares de biblioteca, além de ajudarem na organização, participaram de várias atividades. Amanda Xavier realizou sorteios de livros, enquanto Glória Amaral fez a leitura de um texto de autoria própria em homenagem ao servidor público. O Bibliocult encerrou com a comemoração do aniversário de dois anos da biblioteca.
Redes Sociais