Alunos do Campus Itabaiana realizam doação de sangue no Hemose
Através de um gesto simples, qualquer cidadão em bom estado de saúde pode colaborar com a doação de sangue. Na última quinta-feira, 3, um grupo de dez alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, compareceu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para conhecer o serviço e contribuir com o estoque de sangue do Hemocentro.
Na ocasião, o grupo foi acolhido pela equipe do serviço de Captação de Doadores, que prestou informações sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas no atendimento da rede hospitalar. "Parte da população desconhece o serviço ou tem medo da agulha. Os jovens podem ajudar multiplicando as informações no ambiente familiar, escolar e social", destaca a enfermeira da Coleta do Hemose, Riane Espinheira.
A aluna do curso de Manutenção e Suporte em Informação, Roseane dos Santos, não escondeu a satisfação em doar. Ela relatou que os pais apoiaram a iniciativa. "Como sou menor de idade, eles assinaram a autorização e disseram que a doação é uma causa importante", comenta.
"Eu sempre tive curiosidade, por isso aproveitei a oportunidade para participar da campanha do IFS", diz a aluna Karolayne de Jesus. Para a estudante Rosemare da Silva Souza, a palestra foi um incentivo para vencer o medo. "Doei para ajudar a salvar vidas", afirma.
Estimulado pelas colegas de curso, o estudante João Victor também doou sangue pela primeira vez. "Quando sentei na cadeira, fiquei um pouco apreensivo, mas depois que o sangue começa a passar para a bolsa é tranquilo e rápido", avalia.
Conforme a pedagoga Rafaely Campos, a campanha de incentivo a doação de sangue integra um conjunto de ações educativas realizadas pelos serviços de Pedagogia e Assistência Social do IFS. "Iniciamos essa primeira campanha com os alunos do ensino médio e técnico. A próxima irá envolver outras turmas de cursos técnicos", ressalta.
Fonte: Ascom/Hemose
Redes Sociais