Gincana Olímpica em comemoração ao Dia do Estudante
Em clima olímpico, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Propriá realizou ontem (11), a Gincana Olímpica em comemoração ao Dia do Estudante.
Com o tema “Promovendo a interação estudantil”, o evento teve como objetivo a integração dos estudantes do Campus Propriá, a partir de uma série de jogos de tabuleiro, entre várias tarefas de contexto pedagógico.
Na ocasião, a pedagoga Denice Batista aproveitou para discorrer sobre o surgimento do Dia do Estudante no Brasil e da importância dos movimentos estudantis na conquista de direitos na área da educação.
Um dia especial!
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.
Dada à importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.
Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.
A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937 – ano em que teve início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, a criação da UNE–União Nacional dos Estudantes, fato que “fez coro” para reforçar o dia dedicado aos estudantes.
Fonte: Brasil Escola
Redes Sociais