Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Glória > No cinema, alunos do Campus Glória aprendem sobre modelos atômicos
Início do conteúdo da página
QUÍMICA NA TELINHA

No cinema, alunos do Campus Glória aprendem sobre modelos atômicos

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 10h19 | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 10h19 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 10h34

O intuito da atividade foi ilustrar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula

capa cinema1Já se imaginou do tamanho de uma formiga? Seria uma experiência inusitada, não?  Mas, será que isso é possível? É essa experiência que o filme “Homem-formiga” conta, a partir de uma narrativa pra lá de envolvente. O longa foi exibido no cinema, em Nossa Senhora da Glória, para os alunos do 1º ano do curso técnico Agropecuária, do Campus Glória, na última sexta-feira, como atividade da disciplina de Química. A história é uma ficção científica com super-heróis, aventura e uma dose interessante de ciência, prendendo a atenção dos alunos e fazendo com que eles consigam entender na prática a aplicação de assuntos aprendidos na sala de aula.  

Para muitos estudantes, nem sempre é fácil assimilar conteúdos abstratos e, por essa razão, muitas vezes a disciplina de química acaba se tornando um bicho de sete cabeças. Por esse motivo, o professor Weverton Santos de Jesus, professor de química no campus Glória, conta que se utiliza de várias ferramentas como estratégia para aproximar os alunos do conhecimento químico e fazer com que eles também se sintam motivados e tenham mais facilidade no aprendizado.

Para Weverton, a história do filme “Homem-formiga” possibilitou, de uma forma lúdica e convidativa, a contextualização dos modelos atômicos, um dos assuntos mais abstratos do currículo do 1º ano.  O longa-metragem sugere que seria possível encolher seres vivos e/ou inanimados a partir da redução dos próprios átomos que constituem a matéria, ou seja, encurtando a distância entre o núcleo (formado por prótons e nêutrons) e a eletrosfera, qualquer ser poderia ser encolhido. “A atividade com o filme foi pensada na tentativa de auxiliar os alunos no entendimento do nível microscópico do conhecimento químico, que é permeado por entidades invisíveis, como prótons, nêutrons, átomos e tantos outros. É um recurso para tornar a aula de química um ambiente mais motivante e atrativo”, explicou o professor.  

Entre os alunos, a atividade foi elogiada e bem recebida. “Quando a gente tem esse tipo de aula, tudo fica mais divertido e fácil de aprender, o assunto flui bem melhor. Consegui identificar os elementos químicos, facilitou bastante o aprendizado”, conta a aluna Jamilly Aragão.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead