Página inicial > Cursos > EAD > Hotsite - EAD > Notícias EaD > FAQ - Perguntas Frequentes Edital 03/2024

FAQ - Perguntas Frequentes Edital 03/2024

Escrito por CRISTIANE SOBRAL SANTOS SILVA | Criado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 11h40 | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 11h40 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h27

Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o curso de Especialização em Docência na EPT

*1. Qual é a importância do curso de especialização em Docência na EPT?*
O curso visa formar educadores capacitados para enfrentar os desafios da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo a integração entre teoria e prática, e preparando os professores para lidar com questões como evasão escolar e inclusão social.

*2. Como a especialização pode contribuir para minha atuação profissional na educação?*
A especialização oferece uma formação político-pedagógica que prepara os educadores para aplicar práticas inovadoras em sala de aula, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos. Além disso, capacita os docentes para integrar ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo sua atuação profissional.

*3. Quais são os principais objetivos e benefícios do curso?*
O curso tem como objetivo formar professores socialmente sensíveis, éticos, criativos e reflexivos, comprometidos com a função social da Educação Profissional e Tecnológica. Os benefícios incluem uma formação ampla e articulada, com foco na integração das capacidades intelectuais e operacionais dos educadores.

*4. O curso aborda temas e práticas pedagógicas que poderão ser aplicados diretamente em sala de aula?*
Sim, o curso inclui temas que promovem a relação entre teoria e prática, além de estratégias para enfrentar a evasão escolar e promover a inclusão social. As práticas pedagógicas ensinadas são diretamente aplicáveis no cotidiano escolar.

*5. De que forma o curso prepara os profissionais para os desafios específicos da Educação Profissional e Tecnológica?*
O curso prepara os profissionais para enfrentar os desafios específicos da EPT, como a evasão escolar e a necessidade de integrar ensino, pesquisa e extensão. A formação promove uma compreensão profunda da realidade educacional e capacita os docentes para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e eficazes.

*6. O curso oferece suporte e orientação contínua aos alunos durante todo o período de estudo?*
Sim, os alunos recebem orientação contínua de tutores que acompanham sua participação e comprometimento com as atividades desenvolvidas ao longo do curso. Além disso, a infraestrutura digital garante o suporte necessário para o percurso formativo dos estudantes.

*7. Como o curso se estrutura em termos de conteúdo, carga horária e avaliação?*
O curso tem uma carga horária total de 360 horas, distribuídas ao longo de 18 meses. A estrutura curricular é dividida em Núcleo Comum, Núcleo Específico e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com avaliações que incluem portfólios, relatórios, seminários, provas e autoavaliação.

*8. Quais são os requisitos e critérios para participar do processo seletivo?*
Os candidatos devem ser profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC. Preferencialmente, os candidatos devem ser professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica.

*9. Quais são as expectativas em termos de trabalho de conclusão de curso (TCC)?*
O TCC é desenvolvido ao longo do curso e culmina na elaboração de um Relatório de Formação, que deve ser apresentado ao final do curso. O TCC visa estimular a autonomia dos educadores e promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

*10. Onde posso obter mais informações detalhadas sobre o curso e o processo de inscrição?*
Para mais informações detalhadas sobre o curso e o processo de inscrição, acesse o site do DEAD: https://www.ifs.edu.br/editais-ead/579-editais-ead-2024.html

*11. Não resido nem trabalho em nenhum dos polos da UAB, mesmo assim, posso fazer o curso?*
Sim, o curso é oferecido na modalidade a distância, permitindo que professores de qualquer localidade possam participar, desde que tenham acesso à internet e possam acompanhar as atividades online.

*12Posso me inscrever atuando em outro estado, mas residindo em Sergipe?*
Não, os/as candidatos/as ao ingresso no Curso devem atuar em Sergipe, estado ao qual o IFS está vinculado, não sendo necessário que tenham vínculo com a rede de educação do município onde o polo está localizado.

*13. Eu não tenho equipamento, posso solicitar material na instituição?*

Os cursistas sem dispositivo com Internet poderão utilizar os equipamentos do polo ao qual está vinculado.

*14. Quando será o início do curso?

A previsão do início das aulas é outubro de 2024.

---

Essa FAQ visa esclarecer as principais dúvidas dos professores interessados na especialização em Docência na EPT, destacando a importância e os benefícios do curso, além de fornecer informações práticas sobre a estrutura e o processo seletivo.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead