Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > IFS abre inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados
EAD

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 15h18 | Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 15h18 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 17h51

Candidatos devem ter concluído o curso PLA no IFS

Por Anderson Ribeiro

PLAA Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre as inscrições para a avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados, que realizaram o curso Português como Língua Adicional (PLA) na modalidade EaD do instituto.

Serão ofertadas 20 vagas para a prova, que tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos candidatos. O exame será realizado presencialmente na Reitoria do IFS, localizado na Rua Dom José Thomaz, 194, bairro São José, às 9h, no dia 21 de setembro.

Para se inscrever, os candidatos devem ter concluído o curso PLA no IFS e enviar a documentação exigida, incluindo CPF, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), além do certificado do curso. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através de formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/9Xxpg77gybDfwuuN9, até o dia 11 deste mês.

Das Provas
O tempo máximo de duração da prova, incluindo todas as etapas, é de até três horas; e será constituída por atividades de compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão escrita e expressão oral.

As provas de compreensão oral, compreensão escrita e expressão escrita serão realizadas no primeiro momento e serão gravadas parcialmente em áudio e vídeo, cujos arquivos se destinarão exclusivamente para esta seleção.

Ao finalizar a primeira parte da prova, os candidatos serão encaminhados para outra sala, onde realizarão a prova de expressão oral.

Edital completo pode ser acessado AQUI. Todas as dúvidas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico assri@ifs.edu.br, constando no assunto do e-mail “DÚVIDAS: Avaliação presencial de Língua Portuguesa”.

Sobre o Curso PLA
O curso PLA promove a inclusão social de estrangeiros, imigrantes e refugiados, facilitando sua integração acadêmica e profissional, além de fortalecer a política de internacionalização do IFS, ampliando sua visibilidade global.

A avaliação também atende a normas legais, contribuindo para o processo de naturalização dessas pessoas, e oferece aos servidores a oportunidade de expandir suas áreas de atuação no ensino de línguas, fomentando a pesquisa e a extensão, abordando questões de inclusão e políticas de imigração.

registrado em:
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead