Rede Federal seleciona projetos de sustentabilidade para serem apresentadas no COP 30
IFS participou nesta semana do segundo Encontro de Ações de Sustentabilidade, com representante da Prodin
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está selecionando projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelas instituições integrantes, entre elas o Instituto Federal de Sergipe, por meio da chamada pública REI/IFPE Nº 11, de 27 de março de 2024. O eixo estruturante das ações estar voltadas para pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e podem ser selecionadas para serem apresentadas nos eventos preparatórios e na 30ª Conferência das Partes (COP30).
Entre os dias 4 e 6 de julho foi realizado o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em Belem (PA), para debater a participação da Rede Federal na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) e discutir algumas das experiências já submetidas pela Rede. Enquanto representante do Grupo de Estudos e Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, do Ministério da Educação, o professor Jaime Barros de Medeiros, diretor de Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão de Elaboração da Política de Sustentabilidade, está representando o Instituto Federal de Sergipe no encontro.
Durante o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi lançado o livro ‘Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Ações de sustentabilidade’, que partiu de discussões sobre o debate climático que aconteceram no I Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, realizado em 2023 no 20 Congresso Nacional de Meio Ambiente do IFSuldeMinas em Poços de Caldas-MG.
Durante o primeiro encontro, 20 instituições apresentaram suas experiências bem-sucedidas relacionadas à sustentabilidade. O IFS foi também representado pelo professor Jaime Barros e detalhou seus programas de sustentabilidade, bem como participa do livro lançado com autoria do capítulo ‘Seando a Sustentabilidade e Liderando o Caminho para um Futuro Sustentável’.
Sobre a COP 30
A Conferência das Partes é o órgão de maior autoridade na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabelecida em 1992. Composta por todos os países-membros, conhecidos como “Partes”, que assinaram a Convenção e a ratificaram em 1994, a COP realiza encontros anuais desde 1995, estendendo-se por duas semanas. Durante esses encontros, seu propósito é avaliar a situação das mudanças climáticas globais e propor estratégias para assegurar a eficácia contínua da Convenção.
O Brasil sediará pela primeira vez em sua história a COP, em 2025, na região amazônica, na cidade de Belém (PA). Isso representa um marco significativo para o país e para a comunidade internacional. A Amazônia é uma região crucial para a biodiversidade global e desempenha um papel vital na regulação do clima, sendo uma área de grande importância para as discussões sobre mudanças climáticas.
Redes Sociais