Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal seleciona projetos de sustentabilidade para serem apresentadas no COP 30
MEIO AMBIENTE

Criado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 16h53 | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 09h05 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 09h05

IFS participou nesta semana do segundo Encontro de Ações de Sustentabilidade, com representante da Prodin

EDITAL SELECAO DE PROJETOS SUSTENTABILIDADEA Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está selecionando projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelas instituições integrantes, entre elas o Instituto Federal de Sergipe, por meio da chamada pública REI/IFPE Nº 11, de 27 de março de 2024. O eixo estruturante das ações estar voltadas para pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e podem ser selecionadas para serem apresentadas nos eventos preparatórios e na 30ª Conferência das Partes (COP30).

ENCONTRO BELEMEntre os dias 4 e 6 de julho foi realizado o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em Belem (PA), para debater a participação da Rede Federal na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) e discutir algumas das experiências já submetidas pela Rede. Enquanto representante do Grupo de Estudos e Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, do Ministério da Educação, o professor Jaime Barros de Medeiros, diretor de Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão de Elaboração da Política de Sustentabilidade, está representando o Instituto Federal de Sergipe no encontro.

eDITAL PROJETOS SUSTENTABILIDADEDurante o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi lançado o livro ‘Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Ações de sustentabilidade’, que partiu de discussões sobre o debate climático que aconteceram no I Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, realizado em 2023 no 20 Congresso Nacional de Meio Ambiente do IFSuldeMinas em Poços de Caldas-MG.

Durante o primeiro encontro, 20 instituições apresentaram suas experiências bem-sucedidas relacionadas à sustentabilidade. O IFS foi também representado pelo professor Jaime Barros e detalhou seus programas de sustentabilidade, bem como participa do livro lançado com autoria do capítulo ‘Seando a Sustentabilidade e Liderando o Caminho para um Futuro Sustentável’.

Sobre a COP 30

A Conferência das Partes é o órgão de maior autoridade na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabelecida em 1992. Composta por todos os países-membros, conhecidos como “Partes”, que assinaram a Convenção e a ratificaram em 1994, a COP realiza encontros anuais desde 1995, estendendo-se por duas semanas. Durante esses encontros, seu propósito é avaliar a situação das mudanças climáticas globais e propor estratégias para assegurar a eficácia contínua da Convenção.

O Brasil sediará pela primeira vez em sua história a COP, em 2025, na região amazônica, na cidade de Belém (PA). Isso representa um marco significativo para o país e para a comunidade internacional. A Amazônia é uma região crucial para a biodiversidade global e desempenha um papel vital na regulação do clima, sendo uma área de grande importância para as discussões sobre mudanças climáticas.

registrado em: