Página inicial > Últimas Notícias > Fórum > Roda de Conversa discute trajetórias e esperanças dos refugiados
DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

Roda de Conversa discute trajetórias e esperanças dos refugiados

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 11h09

REFUGIADOmateriaEvento contará com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR Brasil) e membros da Comissão de Direito Imigratório da OAB/SE

No dia 20 de junho, às 19h, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará a roda de conversa “Dia Mundial do Refugiado 2024”, com o tema "Trajetórias/esperanças que se constroem além das fronteiras". Realizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI) e pelo Departamento de Educação a Distância (DEAD), o evento será transmitido ao vivo pelo canal do IFS no YouTube e tem como objetivo promover a conscientização sobre a situação dos refugiados e suas necessidades.

O evento contará com a participação de Luciana Saab, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR Brasil); membros da Comissão de Direito Imigratório da OAB/SE; e Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de relações internacionais do IFS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário, a partir de 11 de junho até o dia do evento, 20 de junho.

O Dia Mundial do Refugiado é uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a situação de refúgio que afeta diversas famílias ao redor do mundo. Dados do ACNUR apontam que existem mais de 82,4 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo, das quais 26,4 milhões são refugiadas. No Brasil, o número de refugiados reconhecidos chega a cerca de 60 mil, conforme números do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Os números alarmantes em escalas global e nacional motivaram o IFS a refletir, através da Roda de Conversa, sobre o cenário de deslocamento, o sistema de refúgio no Brasil, o perfil e as necessidades dos refugiados, além de discutir o direito imigratório. O objetivo é expandir a conscientização, sensibilização e solidariedade em relação às trajetórias de esperança e desafios enfrentados por essas pessoas.

Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de relações internacionais do IFS, destaca a importância da Roda de Conversa para a comunidade acadêmica. “Estimular a reflexão sobre a temática dos refugiados e dar visibilidade às ações do Instituto, como a oferta do curso de Português como língua adicional (PLA) para imigrantes e refugiados, são passos fundamentais para promover a inclusão e o acolhimento dessas pessoas em nossa sociedade”, afirma.