Alunos do Campus Estância conquistam 4º lugar geral na Olimpíada Brasileira de Robótica
Quarto lugar nacional marca esforço conjunto de professores e alunos do Grupo de Robótica do Campus Estância
Por: Monique de Sá
Estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) conquistaram o 4º lugar nacional na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os alunos vencedores são: Breno Thiago Argemiro, Ivana Camilly Barreto e Graziella Vitória de Jesus, todos do Campus Estância. Durante os seis dias do evento, que aconteceu em outubro, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), Ivana e Breno estiveram acompanhados do professor Ronaldo Andrusyszyn, da área de Elétrica.
A premiação é significativa para os discentes e para a instituição, pois representa o avanço das carreiras científico-tecnológicas e das ações de ensino, pesquisa e extensão na área de robótica e tecnologia. Os três estudantes fazem parte do grupo de Robótica do campus, que tem ações integradas também com os campi Aracaju e Lagarto. Para o professor Roberto Macena, um dos coordenadores do grupo, a conquista do 4º lugar representa uma evolução grande dos alunos.
“Eles competiram com equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que têm grande tradição na área de Robótica. Foi uma conquista forte e isso nos incentiva para que possamos continuar trabalhando e auxilia no currículo dos nossos estudantes”, diz o professor, que ressalta que além desta, o Grupo de Robótica já obteve outras vitórias, como: as quatro vezes em que foram campeões do Campeonato Sergipano de Robôs, além de outras olimpíadas da área.
Breno, estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Eletrotécnica, relata que representar o IFS na OBR foi algo espetacular e que nem mesmo ele acreditava que fosse possível. “Estávamos com recursos limitados e não acreditávamos que conseguiríamos participar da competição. Além disso, ao chegar lá nos deparamos com inúmeros competidores de escolas particulares, com equipamentos bem robustos, com um alto investimento e grandes patrocinadores, o que nos causou mais um receio quanto nosso desenvolvimento na olimpíada”.
Mesmo assim, os estudantes do Campus Estância se mantiveram firmes, tanto que já no primeiro dia, eles conquistaram a segunda maior pontuação entre as atividades desenvolvidas. A equipe se sentia motivada, sobretudo por estarem representado também a aluna Graziella, que não pôde estar presente, pois a quantia arrecadada pelos alunos não foi suficiente para garantir a participação de todos.
“Aprimoramos nosso robô e tivemos que ir em busca de recursos para custear a nossa ida ao evento. Eu e Breno tínhamos a missão de representar Graziella. Além disso, nós nos deparamos com novos desafios durante a competição e, mesmo com alguns contratempos, a olimpíada foi uma experiência incrível e que agregou muito na minha vida”, conta Ivana, aluna do 3º ano de Eletrotécnica.
Ainda na cidade de São Bernardo do Campo, Breno e Ivana tiveram acesso a experiências enriquecedoras, que ofertaram não só novas formas de aprendizagem, mas também a criação de novos contatos entre os discentes. “Foi emocionante todo esse compartilhamento de saberes e que com certeza levaremos para vida. Além disso, tivemos a experiência de levar o menor robô da competição, mas que por conta de seu bom desempenho, impressionamos a maior parte dos competidores e até mesmo da organização, fazendo com que eles em muitos momentos realizassem torcida para o nosso bom desempenho”, lembra.
Grupo de Robótica
O Grupo de Robótica do Campus Estância surgiu em 2015, quando foram criados os cursos técnicos integrados da unidade de ensino, visando criar experiências práticas aos discentes, envolvendo-os na área científica e em olimpíadas do conhecimento. De lá para cá, o grupo conquistou diversas premiações e realiza um trabalho em conjunto com os campi Aracaju e Lagarto.
“Sempre nos comunicamos e a nossa intenção é que a robótica em nossa instituição sempre evolua e que a gente consiga trazer vários projetos que a nosso ver são de ótima integração e de ótimo chamariz para alunos, que não são da Rede Federal, possam participar de nossos cursos”, explica o professor Roberto.
Atualmente, além de Roberto, estão no comando do grupo os professores: Matheus Canuto, Dennis Viana e Phillipe Cardoso. Os docentes atuam com a oferta de oficinas de robótica para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino e fazem treinamentos para o futebol de robôs – campeonato realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de treinamentos próprios com uma arena de simulação de robôs de resgate; entre outras atividades.
“Deixamos os alunos praticarem bastante com os equipamentos que a gente tem e fazemos esse treinamento em cima dessa arena, que é chamado de robô de resgate. Trata-se de uma olimpíada nacional, com regras bem estabelecidas, com características próprias e nós fazemos um treinamento bem especifico para essa parte prática”, expõe o docente.
Sobre a OBR
A OBR tem o intuito de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A olimpíada destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Possui duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
*Com informações da OBR
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