Campus Estância encerra 2ª edição do projeto Integra IFS
Alunos apresentaram trabalhos em forma de jogos e histórias em quadrinhos para mostrar o que aprenderam ao longo do ano
*Por Carole Ferreira da Cruz
A culminância da segunda edição do projeto Integra IFS 2022 mobilizou a comunidade estudantil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio passaram os últimos dois dias envolvidos na apresentação de histórias em quadrinhos e jogos desenvolvidos ao longo do ano com base nos conteúdos abordados nas diversas disciplinas do núcleo básico a partir do tema "Pensar Estância: o seu lugar ontem, hoje e amanhã!".
A proposta desta edição foi promover uma viagem histórica nas mais diversas áreas do conhecimento, passando pela cultura, economia e sociedade, para mostrar de forma lúdica e criativa lugar que Estância ocupa na história do Brasil. O conteúdo sobre o município foi trabalhado no decorrer das disciplinas numa perspectiva interdisciplinar e contou com o suporte dos professores do curso técnico de Edificações, que discutiram aspectos relativos à arquitetura, patrimônio material e imaterial.
A possibilidade de aprender com diversão foi o que mais motivou o estudante João Henrique da Silva, 15 anos, do curso integrado de Edificações. “Sou natural de Rio Real, na Bahia, e foi interessante conhecer mais sobre a história e a cultura de Estância de uma forma descontraída. Fizemos um jogo com perguntas e respostas que fala da passagem do escritor Jorge Amado pela cidade na época da ditadura e do seu fundador, o mexicano Pedro Homem da Costa”, relatou.
O grupo da aluna Graziella Vitória de Jesus Silva, 17 anos, apostou na inovação para produzir uma história em quadrinhos original. “Percebemos que todo mundo estava usando o aplicativo pixton, então pensamos em algo diferente. Produzimos imagens das igrejas, casarios e praças e, com a ajuda do photoshop, demos um efeito de fotos antigas e montamos de modo que ficou parecida com um cineminha. Foi gratificante perceber a receptividade do público”, comemorou.
A expectativa agora é para o anúncio dos "trabalhos destaque", previsto para acontecer em janeiro de 2023 após a conclusão da avaliação docente. Os grupos que se destacaram vão ganhar a coleção da história em quadrinhos Província Negra volume 1, dos autores Kaled Kanbour (roteiro) e Kris Zullo (arte). A premiação é uma forma de incentivar a participação e reconhecer o protagonismo estudantil.
A professora Lidiane Brito Freitas destacou a importância de promover a integração e o compartilhamento de experiências das diversas turmas. “O projeto começou ano passado e, por conta da pandemia, tivemos que realizar parte das atividades online. Essa é a primeira vez que podemos realizar o evento de forma presencial e sentir a interação dos alunos, que foram muito participativos e interessados. O tema desta edição cativou a todos, que puderam conhecer mais sobre a cidade que nasceram ou foram acolhidos por estudar no IFS”, analisou.
Como tudo começou
O projeto nasceu no início de 2021 com o objetivo de realizar aulas conjuntas, com um enfoque multidisciplinar e lúdico, para abordar conteúdos que pudessem contribuir para a formação intelectual e humana dos estudantes no contexto adverso da pandemia de Covid-19. No início, em função das medidas de distanciamento social, as atividades conjuntas eram transmitidas online via canal do IFS – Campus Estância no YouTube.
O tema da primeira edição foi “Passeio histórico-científico pelas epidemias e pandemias mundiais” e as atividades incluíram rodas de conversa, workshops e mesas redondas com a participação de professores e convidados, de forma síncrona e assíncrona. O resultado superou as expectativas: foram revelados talentos, oportunizadas ricas trocas de experiências e potencializada a capacidade aprendizado e autodesenvolvimento dos envolvidos.
Redes Sociais