Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância encerra atividades de retomada do ano letivo
EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

Campus Estância encerra atividades de retomada do ano letivo

Criado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h38 | Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h38 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 13h53

Uso das tecnologias digitais para aprimorar o ensino-aprendizagem foi a pauta central da Jornada Pedagógica

*Por Carole Ferreira da Cruz

JornadaPedagogica LeonardoBonfim CapaEncerraram esta semana as atividades de retomada do ano letivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. A comunidade acadêmica vivenciou dias proveitosos marcados pela partilha de informações e conhecimentos, ricas interações e apresentações culturais durante a Jornada Pedagógica e o o Acolhimento 2024.

O uso das tecnologias digitais para aprimorar o ensino-aprendizagem foi a pauta central da Jornada Pedagógica. Professores realizaram oficinas para compartilhar experiências bem-sucedidas sobre a utilização de aplicativos, softwares e demais soluções inovadoras nos processos educativos e avaliativos.

A professora Lorena Campello falou sobre o App Gradepen como auxílio na avaliação. O aplicativo permite elaborar e corrigir provas até mesmo do celular, de forma rápida e prática, seja usando questões discursivas ou objetivas, incluindo figuras, gráficos e equações; reutilizar questões cadastradas ou selecionar questões do banco de acesso público alimentado pelos usuários; criar provas diferentes para cada aluno; e disponibilizar os gabaritos para a conferência da nota.

Jornada Pedagógica AcolhimentoO gerente de Ensino, Leonardo Bonfim, abordou o uso da Inteligência Artificial como parceira de estudos. Esse recurso tecnológico possibilita: a personalização do ensino com base no ritmo de aprendizado e nas necessidades individuais de cada aluno; feedback instantâneo das avaliações para compreensão rápida e precisa das lacunas, áreas de melhoria e progresso acadêmico; e facilidade de acesso à informação de uma ampla quantidade de dados de maneira organizada.

Além disso, a IA estimula o aprendizado colaborativo e a criatividade ao gerar atividades desafiadoras e envolventes; identifica dificuldades de aprendizagem a partir de padrões específicos nas tarefas e provas; aprimora os métodos de avaliação; oferece suporte e adaptação de conteúdo a estudantes com necessidades especiais; e prepara para o futuro ao familiarizar as turmas com as tecnologias emergentes.

Num contexto em que os recursos tecnológicos têm impactado como os alunos aprendem e se desenvolvem, a escolha da temática foi mais que oportuna.  “Essas ações são fundamentais para apresentar aos estudantes abordagens atuais, assim como o uso consciente e eficiente das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem”, destacou Leonardo Bonfim.

Relações étnico-raciais

Outro destaque do evento foi a roda de conversa “A Lei10639, por uma educação para as relações étnico-raciais”, conduzida pela professora doutora Maria Batista Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e mediada pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFS, Alexandre Oliveira. A programação contou ainda com café compartilhado, apresentação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), informes administrativos e de planejamento, prestação de contas e diagnóstico dos cursos.

Jornada Pedagógica Acolhimento momentomusicaljpgO Acolhimento cumpriu o papel de inserir os novos alunos no ambiente acadêmico e promover a integração com os veteranos. As atividades programadas para os estudantes incluíram cinema com pipoca, exibição de vídeo institucional, tour pelo campus, palestra, roda de conversa com egressos, bate-papo com as coordenações, entrega de materiais, apresentação dos setores e momentos lúdicos e musicais.

Os novatos ficaram impressionados com o que viram e ouviram. “Foi muito divertido e adorei especialmente os laboratórios. Tenho certeza que vou aprender muito aqui e ter várias oportunidades de crescimento”, afirmou Gabriel Rodrigues dos Santos Conceição, 17 anos, recém-aprovado no curso técnico integrado de Eletrotécnica.

Heitor de Oliveira Silva, 14 anos, escolheu o IFS inspirado no primo, que cursa Engenharia Civil. “Ao chegar no campus minhas expectativas foram superadas e tive a certeza que fiz a escolha certa. Gostei muito da estrutura de salas de aula, biblioteca, auditório e quero aproveitar todo conhecimento dos professores”, comemorou.