Campus Estância certifica 9 projetos pelo Selo ODS Educação
Iniciativa reconhece instituições que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância está entre as 74 instituições de ensino certificadas pelo Selo ODS Educação 2024. Ao todo, nove projetos do campus foram selecionados, sendo sete iniciativas próprias e duas desenvolvidas em parceria. A certificação reconhece o trabalho de organizações educacionais que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e estimula o alcance das metas da Agenda 2030.
O Selo ODS Educação é realizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UNB 2030, programa estratégico da Universidade de Brasília que visa implementar, articular e mapear os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia nacional de certificação será realizada no dia 20 de março de 2025, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Os ODS são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, melhorar o clima e garantir que pessoas de todo o mundo possam desfrutar de paz, prosperidade e uma vida digna.
A Agenda 2030 da ONU é um compromisso assumido, em 2015, pelos 193 países membros da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, incluindo o Brasil. A meta é cumprir, até 2030, os 17 ODS que se desdobram em 169 metas com foco na superação dos principais desafios enfrentados no plano internacional para a construção de um mundo melhor e em ações que reduzam a desigualdade, promovam a saúde, educação e inclusão social, ampliem o acesso a direitos básicos e preservem o meio ambiente.
Estão entre os objetivos desse pacto global: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.
Formação e mentoria
Diante da diversidade de projetos relevantes desenvolvidos no âmbito do IFS - Campus Estância alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, os professores participaram de uma formação e mentoria para cadastro dos projetos na plataforma Programa Selo Social Brasil (Instituições de Ensino) 2024, que é uma premiação específica do Instituto Selo Social, validada e aprovada por membros da sociedade civil e outras instituições parceiras.
A formação do corpo docente foi conduzida pela Defensora Alumni no Brasil do programa instituído pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Global Schools Program (GSP), Maria Izabella Matos Santos, professora e voluntária no processo de certificação de diversas instituições. É a terceira vez, desde 2023, que o campus tem projetos reconhecidos internacionalmente pelo Selo ODS, o que abriu caminho para outras iniciativas promissoras conquistarem a certificação. As ações contam com o protagonismo dos estudantes e ajudam a transformar a vida das pessoas.
“A implementação da Agenda 2030 no campus começou com apresentações sobre a importância dos projetos para a melhoria das metas globais no Brasil. A iniciativa contornou parcerias estratégicas com a Faculdade Pio Décimo, o Colégio Santa Chiara e o Programa Global Schools. Durante o processo, foi realizada uma mentoria para a certificação com suporte dessas instituições parceiras, apresentei o Instituto Selo Social, os critérios de avaliação e o processo de certificação. Ressalto que foi o único campus de Sergipe a participar da certificação e aprovação de suas iniciativas”, destacou Izabella Matos.
Para a diretora do IFS – Campus Estância, Sônia Melo, o Selo ODS Educação impulsiona a comunidade escolar a continuar avançando em iniciativas que integram ensino, pesquisa, extensão e, transversalmente a inovação, com o objetivo de contribuir com um futuro mais justo e sustentável. “O selo atesta nosso compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade socialmente referendada. Essa conquista reflete os esforços coletivos de nossos pesquisadores, servidores e estudantes, que vêm desenvolvendo projetos voltados à preservação ambiental, inovação tecnológica e inclusão social”, ressaltou.
Confira os projetos do campus certificados com o Selo ODS:
- Tijolos maciços com incorporação de conchinhas: um projeto social - propõe o desenvolvimento de tijolos sustentáveis a partir do reaproveitamento de resíduos de conchas do mar para atender a demanda social do povoado Ouricuri, no litoral de Estância. O objetivo foi ensinar a comunidade a produzir tijolos artesanais de material reutilizável para a construção das próprias casas e geração de renda extra. Autoria: Herbet Alves de Oliveira
- Política institucional de meio ambiente e sustentabilidade - abordagem educacional comprometida em fomentar a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a governança ética em todas as suas práticas realizada pela Faculdade Pio Décimo, em parceria com o Campus Estância, com o objetivo de alinhar a instituição às demandas de um mundo em transformação e promover uma mudança significativa dentro da comunidade acadêmica e além. Autoria: Maria Izabella Matos Santos
- COMPOSTIFS: mobiliza ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica, institucional e comunitária, que incluem mostras, oficinas e minicursos em escolas, comunidades rurais, espaços públicos e demais instituições. A proposta é replicar os resultados obtidos em outros campi do IFS, escolas de Estância, municípios vizinhos e comunidades rurais para incentivar a prática da compostagem, fortalecer as cadeias de produção de agricultores familiares e incentivar a agricultura urbana em residências e escolas. Autoria: Aline de Jesus Sá.
- Melhoramento de imagens mamográficas utilizando Transformada de Haar e Filtro de Difusão Anisotrópica: desenvolvimento de tecnologia que permitirá a melhoria de imagens das mamografias para aprimorar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir do uso de recursos da física, da matemática e da inteligência artificial. Autoria: Hamona Novaes dos Santos e André Luiz Nogueira.
- Projeto Ecopaes: propõe aprimorar habilidades, produzir ideias e consolidar parcerias, para além da sala de aula, como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam ações que modifique a realidade do seu território, com autonomia e responsabilidade social, a exemplo da troca de sacolas plásticas nas padarias de Estância por sacos de pano feitos de retalhos de indústrias têxteis e de lojas de tecidos. Autoria: José Horimo Medeiros.
- Educação 2030 no CCPA por meio de parcerias – busca sensibilizar e capacitar o gestor de tempo e docentes sobre a importância dos ODS, integrar os ODS no currículo e na prática pedagógica, e (re)estruturar projetos pedagógicos para refletir os objetivos da Agenda 2030. A implementação dessa iniciativa é fundamental para equipar a comunidade com as ferramentas possíveis para contribuir positivamente para os desafios e realizar a importante transição em direção a uma educação alinhada aos ODS. Autoria: Maria Izabella Matos Santos
- Castanhas do Sol: uma alternativa sustentável para o processamento da castanha: propõe o desenvolvimento de uma nova metodologia de beneficiamento da castanha de caju utilizando energia heliotérmica, uma fonte renovável e abundante na região nordeste. A ideia é implantar um sistema de cozimento por concentrador solar parabólico, conhecido como Scheffler Dish, nas minifábricas e cooperativas locais, permitindo a substituição das fontes não renováveis e promovendo o uso de uma tecnologia limpa e acessível. Autoria: Luciano Melo e Diego Deda.
- Projeto Ecotech - atua com comunidades tradicionais, educação ambiental e implantação de trilhas interpretativas na Região Sul e reúne ações em que a escola se mostra ativa na busca da resolução de problemáticas socioambientais. O foco é a propagação das potencialidades para fortalecer a sustentabilidade por meio do uso da tecnologia, da conservação dos ecosssistemas locais e da inclusão socioambiental. Autoria: Márcia Maria de Jesus Santos
- Cineclube IntegraIFS - consiste na ampliação das atividades de exibição mensal de filmes nacionais e na ampliação para a comunidade externa em parceria com a rede pública municipal, de modo a cumprir a Lei nº 13.006/ 2014 e valorizar a tradição de Estância já ter sido uma das grandes referências de exibição cinematográfica no estado. A ideia é que o cineclube possa auxiliar estudantes a levantar discussões sobre a potencialidade cultural do país, compreender o cinema como fonte histórica e contribuir para a inserção cultural da comunidade acadêmica de forma ativa e positiva. Autoria: Luzileide Silva, Lorena Campello, Alci Neves.
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