Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Projeto Bibliocult aproxima estudantes da história de Sergipe
Início do conteúdo da página
CULTURA

Projeto Bibliocult aproxima estudantes da história de Sergipe

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 15h27 | Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 15h27 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 13h21

Já na segunda edição, a iniciativa contou ainda com atividades artísticas e visitas a espaços de preservação ambiental

principalNo Brasil, não é incomum que pessoas frequentem lugares e não saibam das histórias que eles carregam. Esse cenário representa o desconhecimento do contexto das cidades e a incapacidade de refletir de forma mais apropriada sobre o presente. Uma das funções de uma instituição de ensino é justamente o contrário: deve-se desenvolver o senso crítico dos estudantes localizando-os no tempo e no espaço em que vivem. E esse foi justamente um dos objetivos alcançados pelo projeto “Bibliocult: Cultura Além da Leitura”, que aconteceu de 7 a 10 e no dia 18 deste mês no Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana.

A iniciativa de ir além do que compete às funções originais da biblioteca vem obtendo reconhecimento e ganhando adesão de alunos e servidores – o número de participantes do Bibliocult foi mais expressivo em relação ao do ano anterior. Já no primeiro dia, os inscritos puderam fazer uma imersão na história da cidade: acompanhados pela museóloga Ludmila Oliveira, foram ao museu Artístico e Histórico Antônio Nogueira, em Itabaiana, e conheceram as nuances da cultura do município que eram desconhecidas da maioria dos presentes.

"A museóloga Ludmila Oliveira fez questão de responder a todas as dúvidas dos alunos. É um museu tão cheio de belas histórias e tão próximo ao IFS, mas que grande parte desconhecia a existência", destaca Jeane Gomes, bibliotecária do campus. Após a visita, o grupo foi conhecer de perto alguns dos pontos citados no museu – eles realizaram um passeio pela cidade e pararam em lugares específicos para mais lições sobre a vida passada do local. Os pontos altos foram a Igreja Velha, lugar onde nasceu a cidade, e o Chiara Lubich, bairro com bustos de personalidades espalhados em toda sua extensão.

A importância de conhecer a conjuntura histórica da cidade em que se vive é inegável, mas o Bibliocult preocupou-se também de aproximar os alunos dos acontecimentos pregressos da capital Aracaju, que fica a apenas 54 km de Itabaiana. O grupo visitou o Palácio-museu Olímpio Campos, espaço que foi idealizado na época do Brasil Império e, inicialmente, teria sido criado para funcionar como sede do Governo do Estado e residência do governador na capital sergipana. "Todos ficaram encantados com a história e a beleza do local. O palácio hospedou presidentes da república e muitas peças têm acabamento em ouro", revela Jeane.

Preservação e arte

Oceanario de AracajuDentro de Sergipe, há duas iniciativas ambientais que são referência nacional de atuação por permitirem a preservação de espécies ameaçadas. Uma delas, o Oceanário de Aracaju, é ligada ao projeto Tamar, que possui unidades espalhadas em vários locais do Brasil. Nele, os participantes do Bibliocult se aproximaram de 70 espécies diferentes que estavam expostas em 18 aquários. O maior deles, chamado de Grande Aquário Oceânico, possui 150 mil litros e abriga cerca de 30 espécies, entre elas arraias e tubarões. Alunos e servidores conheceram ainda o Parque dos Falcões, que fica localizado no agreste sergipano e realiza o trabalho de preservação das aves de rapina.

Ainda como forma de aproximar os estudantes do projeto, o Bibliocult abriu espaço para manifestações artísticas, inclusive as contemporâneas. Houve duas oficinas ministradas por servidores do próprio Campus Itabaiana - uma delas de noções básicas de vídeo, com o técnico em audiovisual Cícero Nascimento, na qual os participantes gravaram vídeos curtos e os exibiram ao final das atividades, e outra de artesanato, que foi conduzida pela auxiliar de biblioteca Luciana Gois e ensinou como decoupar sabonetes e criar decorações a partir de garrafas de vidro com barbante.

apresentacao artisiticaAs atividades do Bibliocult buscaram, ainda, aproximar os estudantes da sétima arte através de mais uma edição do projeto Bibliocine. Dois curtas-metragens sergipanos foram exibidos pela produtora, roteirista e diretora de arte Jéssica Maria Araújo. A discussão após os filmes foi mediada pelo professor Vinícius Rodrigues e gerou reflexões, por exemplo, sobre empoderamento feminino e questões de raça. Por fim, Gilvan Bezerra, chefe de gabinete do campus, conduziu o evento de encerramento, que trouxe grupos musicais e permitiu que servidores e alunos realizassem apresentações de dança e cantassem diversas músicas, algumas inclusive autorais. Houve espaço também para uma exposição de banners sobre cultura itabaianense, além do sorteio de livros.

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57