Página inicial > Central de Conteúdo > Notícias > O que rola na Biblioteca?

O que rola na Biblioteca?

Escrito por KELLY CRISTINA BARBOSA | Criado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h19 | Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h19 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 11h45

O semestre é finalizado, os alunos estão ansiosos pelas férias para poder aproveitar mais o tempo livre e descansar à sua maneira né. Mas, enquanto isso, servidores de todos os campi preparam todo o espaço para que um novo semestre letivo chegue e receba todos da melhor forma .Aqui na biblioteca do campus Aracaju, não é diferente, com sete pessoas responsáveis pelos preparativos para o novo semestre, um espaço amplo que reserva um bom momento de busca pelo conhecimento. A Coordenadora de Biblioteca no Campus Geocelly O. Gambardella, , nos respondeu o que rola por lá quando as férias chegam e como todos se preparam para o retorno.

geo

O que ocorre pelos corredores das bibliotecas nas férias?

Durante as férias letivas, a Biblioteca continua realizando atendimento ao público interno e externo, porém em horário de funcionamento reduzido já que essa demanda decai consideravelmente nesse período. Aproveitamos as férias no meio do ano letivo para realizar o que chamamos na linguagem técnica bibliotecária de "Remanejamento de acervo" que consiste, em reorganizar o acervo de livros da Biblioteca e essa ação resulta em várias outras situações: como a mudança de local de determinada área do acervo; o desbaste de materiais (que é outro nome técnico da área para a realização da retirada do acervo daqueles livros que não estão mais aptos a atender ao usuário (este também denominado "interagente"); troca de etiquetas deterioradas; entre outras situações que podem ocorrer no decorrer do remanejamento. Também aproveitamos para refazer a sinalização com os avisos e as regras do espaço físico da Biblioteca; fazer reunião de pessoal; troca de lâmpadas; limpeza minuciosa dos livros; limpeza das cadeiras utilizadas pelos usuários e pelos servidores da Biblioteca; atualização de sistemas e aplicativos nos computadores da sala de multimeios, de consulta local e dos servidores da Biblioteca também.

Já nas férias do final do ano letivo, utilizamos esse período para realizar o "Inventário do acervo", isto é, fazemos o levantamento manual de todos os livros, dvds, cds, mapas, folhetos, periódicos e etc. que existem na Biblioteca e emitimos relatórios que nos possibilitam mensurar o extravio de materiais, entre outras coisas. A equipe que realiza esse inventário é a equipe local da biblioteca, porém todo suporte e planejamento é orquestrado pela Diretoria Geral de Bibliotecas - DGLB que fornece todo equipamento de apoio e disponibiliza, também, mão de obra para que consigamos cumprir os prazos.

WhatsApp Image 2022 09 05 at 09.19.08

Biblioteca Campus Aracaju. Fonte: Janiny Braz

O que é priorizado?

No primeiro recesso, priorizamos o deslocamento dos livros entre as estantes (remanejamento), a fim de deixar tudo em seus devidos lugares antes do retorno às aulas, mas geralmente conseguimos cumprir todo o planejado, pois contamos com uma equipe de auxiliares de biblioteca e um quadro de funcionários do setor de manutenção do campus (DIMAN) que são muito eficientes, assim como a equipe terceirizada de limpeza, também. Já no segundo recesso, priorizamos o levantamento de todo o material das estantes (inventário), pois essa ação só pode ser realizada quando não há circulação de livros, isto é, quando não há realização de empréstimos e devoluções de materiais neste período.

WhatsApp Image 2022 09 05 at 09.19.08 1

Biblioteca Campus Aracaju. Fonte: Janiny Braz

Como é a relação dos alunos com a biblioteca aqui no Campus? Como a área enxerga a relação dos alunos com a biblioteca?

Os alunos a-d-o-r-a-m os auxiliares de biblioteca do campus Aracaju, porque eles os atendem de maneira educada e sempre buscam resolver todas as demandas trazidas pelos usuários. O que não está ao alcance deles é repassado para mim, e o que não posso resolver como coordenadora da Biblioteca, repasso para as instâncias superiores do campus analisarem. Os auxiliares são o primeiro contato do usuário com a Biblioteca, são eles que dão a cara ao lugar e servem como referência para o aluno. Eu, como bibliotecária, acho um papel importantíssimo para a Biblioteca, pois muitas vezes por estar mergulhadas em atividades administrativas e focada na gestão e administração da Biblioteca como um todo, não consigo realizar o "serviço de referência" (termo técnico para o atendimento pessoal e personalizado dado ao usuário da biblioteca pelo bibliotecário).

Qual a expectativa para o retorno?

Nosso mobiliário foi todo lavado e limpo e contamos com o auxílio dos usuários da Biblioteca para conservar, não sujar e não dilapidar as cadeiras e mesas. Nós, também, realizamos uma atualização na forma de organizar e disponibilizar os livros do acervo de literatura e estamos com a expectativa positiva de que isso facilite a busca pelo material nas estantes e estimule a realização de empréstimos nessa área. Estamos contando com a contribuição dos alunos para manter nosso acervo sempre organizado e em bom estado para que todos possam ter acesso ao material de maneira integral.

Desejamos as boas vindas e estamos ansiosos por esse retorno!

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=307