Google for Education

Escrito por Administrador | Criado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 10h58 | Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 10h58 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 12h11

Parcerias Educacionais Google for Education Briefing para site Imagem 01Google for Education programa lançado pela Google Inc. em Outubro de 2006. Sua primeira implantação foi na Universidade do Estado de Arizona. Hoje, o Apps for EDU conta com mais de 50 milhões de usuários e é usado por 74 das 100 melhores universidades.

O programa permite que todos os docentes e discentes do IFS utilizem uma conta de e-mail acadêmico para utilização dos serviços da plataforma “Google Apps for Education”, sendo seu uso disciplinado pela Instrução Normativa DTI Nº 03, de 30 de Setembro de 2016 que dispõe sobre a Política para utilização dos recursos disponibilizados através dos programas “Google for Education, Office 365 e Microsoft DreamSpark ou Microsoft Imagine” no Instituto Federal de Sergipe.

Tabela 1 –Acesso e Formato do E-mail acadêmico

CATEGORIA USUÁRIO SENHA OBSERVAÇÕES
(somente números)
 “99” – Ano de Nascimento do Aluno

Obs.: Excepcionalmente, os homônimos com mesma data de nascimento terão nome de usuário com formato de e-mail alterado para o seguinte:

Os principais recursos do serviço:

Gmail (incluindo inbox by Gmail) com armazenamento de e-mails ilimitado;

Google Drive com armazenamento ilimitado na nuvem protegido para documentos e imagens;

Mensagens instantâneas com Google Talk/Hangout;

Calendário com agendamento com Google Agenda;

Compartilhamento de documentos e fotos ilimitado;

Catálogo de endereços contendo todos os usuários;

• Google Sala de Aula permite que os professores criem e recolham tarefas em formato digital, além de incluir recursos que poupam tempo, como a possibilidade de criar uma cópia de um documento do Google para cada aluno. Ele também cria pastas do Google Drive automaticamente para cada tarefa e cada aluno, ajudando na organização. Os alunos podem ver as tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas" e começar a trabalhar com apenas um clique. Os professores veem rapidamente quem concluiu a tarefa e fornecem comentários e notas diretamente, em tempo real, a partir do aplicativo, disponível também para celular.

Google Apps for Education “Serviços Principais”:

• Gmail (incluindo inbox by Gmail);
• Google Agenda;
• Google Sala de aula;
• Google Contatos;
• Google Drive;
• Google Docs (Documentos, Formulários, Planilhas, Apresentações);
• Grupos do Google;
• Google Sites;
• Google Talk/Hangouts;
• Google Apps Vault.

Google Apps for Education “Serviços Adicionais”:

• Youtube;
• Google Maps;
• Blogger.

Para acesso aos serviços deste programa, acesse “http://google.com”, “http://gmail.com”, ou variante equivalente, informe seu nome de usuário conforme formato disposto na “Tabela 1 – Acesso e Formato do E-mail acadêmico”.

Parcerias Educacionais Google for Education Briefing para site Imagem 02 Parcerias Educacionais Google for Education Briefing para site Imagem 03

Parcerias Educacionais Google for Education Briefing para site Imagem 04

Instrução Normativa DTI Nº 03, de 30 de Setembro de 2016

Os termos do contrato “Google Apps for Education (Online)”