Sulgipe contrata 10 Jovens Aprendizes do Campus Estância
Alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações aprendem na prática e contribuem com o orçamento familiar
Dez alunos do primeiro período dos cursos de Eletrotécnica e Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância foram contratados pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). A oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula surgiu após o convênio de cooperação técnica firmado entre a empresa e o Programa Jovem Aprendiz do IFS.
Os estudantes trabalham quatro horas por dia, três vezes na semana, recebem meio salário mínimo e têm direito aos benefícios pagos aos demais funcionários (plano de saúde, FGTS, contribuição previdenciária, etc.). A contratação dos aprendizes ocorreu no dia 16 de janeiro e a seleção levou em consideração as exigências legais do programa: ter idade entre 18 e 23 anos; não ter vínculo empregatício; estar devidamente matriculado e frequentar regularmente as aulas.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE), Cláudia Maria do Nascimento, é gratificante poder contribuir com a melhoria da formação e das condições de vida dos jovens que ingressam na instituição. “Essa inserção deles no mercado de trabalho é super importante, não só pela perspectiva de aprimorar o aprendizado como também pelo desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatizou.
Ao todo, 17 estudantes passaram por um processo de seleção no mês de dezembro. Os aprovados se submeteram logo depois a uma seleção interna para definir quais as áreas técnicas que mais se adaptariam. Os jovens contratados foram distribuídos entre as diversas unidades da Sulgipe, que vão da fábrica às subestações. O contrato irá durar até o encerramento do curso, que tem duração de dois anos.
O clima entre os alunos é de empolgação. “Estou gostando bastante do trabalho. Essa é uma oportunidade única de adquirir experiência numa empresa grande e praticar tudo aquilo que estamos aprendendo no instituto. Começamos a trabalhar há apenas uma semana, mas só vejo vantagens”, afirmou Lucas Nascimento Pinheiro da Silva, do curso de Eletrotécnica na modalidade subseqüente (para quem já concluiu o ensino médio).
Seu colega de curso, Filipe dos Santos Silva, também está satisfeito com a oportunidade. “Está sendo uma ótima experiência. Já comecei a colocar em prática o que venho aprendendo em sala de aula ao trabalhar com a instalação de medidores e testes, por exemplo. Tive que calcular a corrente nominal, vazia e a intensidade do medidor para ver se estava operando dentro da margem de erro”, relatou.
Convênios
Este é o segundo convênio de cooperação técnica firmado entre o Programa Jovem Aprendiz do IFS – Campus Estância e a iniciativa privada. Em agosto do ano passado foram contratados sete alunos do curso Técnico em Administração na modalidade Educação a Distância (EAD) pelo Hospital Amparo de Maria, que adotou um rodízio para que os contratados passem por todos os setores administrativos da empresa.
Redes Sociais