Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Nossos Cursos > Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página

Pesquisa e Extensão

Escrito por RAFAEL OLIVA DE SOUSA | Criado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h34 | Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h34 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 14h25

riscos vermelho

 

 

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância desenvolve atualmente cerca de 30 projetos nas áreas de pesquisa, extensão e inovação aprovados nos editais de fomento à ciência e tecnologia. O diferencial desse conhecimento produzido na região Sul do estado é abranger diferentes áreas do conhecimento e atividades que têm aplicação direta na comunidade ou atendem demandas de mercado.

Os projetos contribuem para a melhoria da formação acadêmica dos alunos, o desenvolvimento sustentável e a superação de desafios impostos à sociedade. O Campus Estância lidera o ranking de projetos aprovados no IFS com uma média de 80% de aproveitamento nos processos seletivos país afora.

rabisco verde

17

Aline de Jesus Sá

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto de extensão que realiza ações em forma de minicurso e oficina sobre produção de adubo orgânico através da técnica da compostagem. Durante o minicurso e a oficina, os participantes aprendem os princípios de utilização de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e verduras, folhas secas, papelão, entre outros, para produção de adubo sólido e líquido, biodefensivo, bem como suas formas de utilização para promover aceleração no desenvolvimento de plantas. Também aprendem a reutilizar baldes, galões, garrafas e outros materiais para confecção de composteiras domésticas artesanais, usadas para reciclar resíduos orgânicos na produção de adubo (composto) em casas, escolas, empresas, propriedades de agricultura familiar ou qualquer outra instituição interessada.

18

Lorena de Oliveira Souza Campello

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Laboratório de História, mais conhecido como LabHist, tem como objetivo geral desenvolver experiências e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em sala de aula, presencial ou virtual, priorizando o uso de fontes históricas para o conhecimento histórico e o protagonismo do aluno; fazendo uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento de experiências interdisciplinares, criativas, lúdicas, engajadas e encantadoras.

42

Thiago Augustus Remacre Munareto Lima

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital PIBIT

O sistema de inteligência artificial dotado de visão computacional e integração a internet das coisas é um software desenvolvido com objetivo de implementar rotinas preditivas assistidas por software, através da detecção e monitoramento de objetos, indivíduos, animais e itens de segurança de proteção individual nos locais de práticas laborais passíveis de acidentes. A solução tem foco no setor de extração de petróleo e logística/armazenamento de insumos e materiais. O valor da solução está na capacidade do software, em tempo real, verificar os índices de risco de acidente de trabalho, via modelos preditivos de algoritmos evolucionários com base em padrões de acidentes ou eventos irregulares anteriores, bem como implementar procedimentos e rotinas de segurança “in loco”, via internet das coisas, associado a outros equipamentos, para mitigar os riscos de danos ao indivíduo, à sociedade e ao meio ambiente.

38

Thiago Augustus Remacre Munareto Lima

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital PIAEX

A vistoria predial é obrigatória no estado de Sergipe desde a promulgação da Lei nº 7813, de 08/01/2014, bem como é prescrita na cidade Aracaju/SE com realização a cada 5 anos para renovação de habite-se. Dessa forma, a aplicação completa, web e mobile, intitulada Autsurvey, possui ênfase no processo de vistoria predial ao ser realizada por profissionais capacitados autônomos e/ou das repartições fiscalizadoras. Com a proposta educacional da aplicação, será possível capacitar egressos e alunos do curso de Engenharia Civil do IFS com a ferramenta de vistoria desenvolvida e, assim, promover a capacitação em Engenharia Diagnóstica como área profissional no mercado de trabalho. Ademais, salienta-se que, além da originalidade, a caracterização dessa ferramenta é precursora em seu segmento, com perspectiva de registro de software e transferência de tecnologia para as instituições públicas que, em sua maioria, necessitam de evolução tecnológica para realização de inspeções prediais, em residências e imóveis do patrimônio público e cultural do estado de Sergipe.

37

Marcia Maria de Jesus Santos

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital SETEC

O projeto Ecotech está em desenvolvimento desde 2021. Tem como objetivo promover a educação ambiental, o desenvolvimento socioeconômico e o ecoturismo a partir do mapeamento, construção e sinalização de trilhas interpretativas. Desde então, tem se consolidado com a efetivação de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e a integração com a comunidade local. Atualmente, há 4 trilhas mapeadas no litoral, e uma pronta para sinalização, batizada como "Caminho dos Araçás", localizada no entorno da Escola Agrícola no Povoado Araçás. Os resultados do projeto têm demonstrado as potencialidades locais de Estância e evidenciam o quanto as trilhas são importantes para a saúde da natureza e da própria sociedade.

36

Dennis Viana Santana

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Taekwondo é uma arte marcial coreana que vem se difundindo em todo o mundo desde a década de 70 do século XX e ficou mundialmente famoso por se tratar de um esporte olímpico e pelas diversas técnicas de chutes, que o diferenciam das outras artes marciais. O Taekwondo é uma atividade completa que integra corpo e mente e serve tanto para defesa pessoal, como para o treinamento físico, ou como esporte olímpico. Do ponto de vista do preparo físico, ele desenvolve: força, equilíbrio, velocidade, resistência e flexibilidade. Em relação ao desenvolvimento mental, o praticante treina meditação, atenção, disciplina e concentração. A escola é o melhor ambiente para estimular a prática de atividade física regular. Esse hábito faz com que os estudantes melhorem a concentração e a disciplina em sala de aula, além de desenvolverem práticas saudáveis que irão contribuir diretamente para a qualidade de vida da comunidade escolar.

35

Alexandre Santos de Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital Arte e Cultura

Este projeto tem por objetivo principal fomentar a memória, história e cultura estanciana no âmbito do Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância. Especificamente, busca-se: i) apresentar estancianos ilustres, filhos da terra, que em suas trajetórias contribuíram para o construto do arcabouço cultural que demarca o fazer estanciano; ii) fortalecer a identidade cultural estanciana no cerne do Campus Estância; iii) realizar ações de arte e cultura para a criação de pertencimento cultural estreitando a relação entre a escola e a comunidade.

 

barra vermelha

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1761
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=10437