Núcleo de Enfretamento à Violência e Assédio

O NEVA é o Núcleo de Enfrentamento à Violência e Assédio do IFS. Tem como objetivo desenvolver e fomentar programas, projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão voltados para o enfrentamento à violência e assédio dentro e fora da instituição.
Compete ao NEVA articular políticas que assegurem um ambiente profissional e educacional para promoção da cultura de não violência e assédio no IFS.
Estabelecer parcerias com movimentos sociais comprometidos com as políticas de prevenção e enfrentamento à violência e assédio.Desenvolver campanhas para o enfrentamento à violência, bem como cursos e atividades artístico-culturais e esportivas sobre a temática da violência.
Documentos:
- Plano de Prevenção de Enfrentamento do Assédio e da Discriminação - PPEA
- Cartilha sobre Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público Federal
Cursos Recomendados:
Nesta seção são disponibilizados links para cursos que podem contribuir para o desenvolvimento profissional e para o aprimoramento das atividades institucionais.
- https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1115 - Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual e Moral
- https://www.escolavirtual.gov.br/curso/836 - Assédio Moral: O que saber e fazer
Ações:
Roda de conversa no campus Aracaju (NEVA e NIGEDS)

Em Tobias Barreto. Outra ação que foi promovida em parceria com a rede estadual e a Edifs.
Tema: "Cidadania: Comunicação não violenta."

Assédio Zero, Campus Estância

11/03/2026 – Ação de acolhimento no Campus Estância
Os núcleos institucionais realizaram uma ação de acolhimento com estudantes do Campus Estância, apresentando suas áreas de atuação e promovendo diálogo sobre temas relacionados à inclusão, ao respeito e à diversidade no ambiente acadêmico. A atividade também buscou divulgar os canais de apoio e fortalecer a cultura institucional de convivência e respeito.

10/03/2026 – Reunião do Colégio de Dirigentes
Na reunião do Colégio de Dirigentes, o diretor da DDI explanou sobre a operacionalização do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação. Foi explicado aos diretores que a PROGEP inicialmente capacitará os multiplicadores, representados por diretores, gerentes e coordenadores de todos os campi. Após a capacitação, esses multiplicadores farão parte da rede de acolhimento e disseminarão as informações sobre assédio e discriminação em seus campi. As questões de correção ficarão a cargo da Ouvidoria e da Comissão de Ética. O professor José Osman, representando a reitora, agradeceu a participação e abriu espaço para dúvidas, não tendo sido apresentados questionamentos.
05/03/2026 – Oficina sobre assédio e discriminação
Oficina sobre assédio e discriminação realizada com docentes do Campus Aracaju, durante a Jornada Pedagógica.

05/03/2026 – Palestra no Campus Itabaiana
Palestra ministrada pela Dra. Verônica, com o tema “Desconstruindo a Violência, Construindo Diálogos: A Lei Maria da Penha nas Escolas”, realizada com professores do Campus Itabaiana. Na ocasião, o tema foi debatido com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a legislação e fortalecer a atuação docente no enfrentamento à violência e à discriminação contra a mulher no ambiente educacional.
04/03/2026 – Participação em evento multicampi
Registro da participação no evento multicampi, ocasião em que foram apresentados e discutidos os três núcleos institucionais, destacando suas finalidades, ações e a importância de sua atuação na promoção de políticas institucionais voltadas à inclusão, ao respeito e à diversidade no âmbito do Instituto.

10/02/2026 – Reunião com a PROGEP
Reunião com as líderes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para apresentação do Plano de Enfrentamento à Violência e ao Assédio, bem como orientação sobre os procedimentos a serem adotados pela pró-reitoria no que se refere à capacitação de servidores, com o objetivo de formar multiplicadores voltados à prevenção e ao enfrentamento dessas práticas.

23/01/2026 – Reunião com a direção do Campus Aracaju
Reunião com a direção do Campus Aracaju para apresentar os representantes do NEVA.

Contatos:
Adélia Maria Damasceno Simões - Coordenadora do NEVA
Integrantes do NEVA - Portaria nª 584, de 04 de Março de 2026
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: https://www.instagram.com/neva_ifs?igsh=MXRoMXc1emNsd2J6YQ==



Redes Sociais