IFS marca presença em Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif
Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) sediou os eventos
Por Jamili Vasco (bolsista em Jornalismo), sob supervisão de Monique de Sá
Fotos: Arquivo Pessoal
O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio de gestores da instituição, participou de três fóruns que reuniram dirigentes máximos das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os eventos foram promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O Instituto Federal da Bahia (IFBA) sediou os fóruns, que ocorreram entre os dias 27 e 29 de abril.
Cerca de 100 gestores da Rede Federal participaram do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), que reuniu os pró-reitores de Ensino da Rede Federal – evento que ocorre duas vezes por ano. A reunião do FDE foi convocada por meio de ofício do presidente do Conif, Cláudio Alex da Rocha, responsável também pela convocação dos dirigentes que participaram do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext), que aconteceram no mesmo período na Reitoria do IFBA.
Algumas das pautas discutidas nos fóruns foram a utilização do recurso da Assistência Estudantil para pagamento de bolsas de Extensão, permanência e êxito; a curricularização da Extensão e a natureza e identidade do trabalho docente (Portaria 983). A pauta do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) inclui ainda temas como a formação inicial de professores, a realização de Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, os desafios e possibilidades do Ensino no contexto da pandemia, entre outros.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS, Chirlaine Gonçalves, no evento há a oportunidade do compartilhamento das experiências dos institutos federais sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na construção do processo educacional dos alunos. “Um dos pontos mais comentados foi a questão da carga horária relativa aos professores que fazem pesquisa, extensão e inovação. Além disso, discutimos como é feita a distribuição das aulas, baseada na Portaria 983, que está em vigor”, explicou a gestora.
Chirlaine ressaltou ainda que o encontro foi enriquecedor e resolutivo. “A partir desse evento, vamos publicar um documento, que será executado nas instituições de ensino federais. Então não é só um encontro dos fóruns, já que a partir deles haverá mudanças para a rede de uma forma geral e para o IFS”, destacou.
Representaram o IFS nos três fóruns: a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Chirlaine Gonçalves; o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Barros Neto; e o diretor de Extensão do IFS, Otacílio Cerqueira.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do IFBA
Redes Sociais