Página inicial > Últimas Notícias > IFS marca presença em Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif
ARTICULAÇÃO

IFS marca presença em Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif

Criado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h57 | Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h57 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h58

Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) sediou os eventos

Por Jamili Vasco (bolsista em Jornalismo), sob supervisão de Monique de Sá

Fotos: Arquivo Pessoal

evento gestoresO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio de gestores da instituição, participou de três fóruns que reuniram dirigentes máximos das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os eventos foram promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O Instituto Federal da Bahia (IFBA) sediou os fóruns, que ocorreram entre os dias 27 e 29 de abril.

evento ifbaCerca de 100 gestores da Rede Federal participaram do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), que reuniu os pró-reitores de Ensino da Rede Federal – evento que ocorre duas vezes por ano. A reunião do FDE foi convocada por meio de ofício do presidente do Conif, Cláudio Alex da Rocha, responsável também pela convocação dos dirigentes que participaram do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext), que aconteceram no mesmo período na Reitoria do IFBA.

Algumas das pautas discutidas nos fóruns foram a utilização do recurso da Assistência Estudantil para pagamento de bolsas de Extensão, permanência e êxito; a curricularização da Extensão e a natureza e identidade do trabalho docente (Portaria 983). A pauta do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) inclui ainda temas como a formação inicial de professores, a realização de Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, os desafios e possibilidades do Ensino no contexto da pandemia, entre outros.

Chirlaine AlyssonDe acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS, Chirlaine Gonçalves, no evento há a oportunidade do compartilhamento das experiências dos institutos federais sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na construção do processo educacional dos alunos. “Um dos pontos mais comentados foi a questão da carga horária relativa aos professores que fazem pesquisa, extensão e inovação. Além disso, discutimos como é feita a distribuição das aulas, baseada na Portaria 983, que está em vigor”, explicou a gestora.

Chirlaine ressaltou ainda que o encontro foi enriquecedor e resolutivo. “A partir desse evento, vamos publicar um documento, que será executado nas instituições de ensino federais. Então não é só um encontro dos fóruns, já que a partir deles haverá mudanças para a rede de uma forma geral e para o IFS”, destacou.

gestores eventoRepresentaram o IFS nos três fóruns: a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Chirlaine Gonçalves; o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Barros Neto; e o diretor de Extensão do IFS, Otacílio Cerqueira.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do IFBA

registrado em: