Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Própria de Avaliação do IFS apresenta Relatório Geral da Autoavaliação Institucional
CPA

Criado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 17h32 | Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 17h32 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 19h35

Documento oferece dados para fiscalização das Instituições de Ensino Superior

1 6A Comissão Própria de Avaliação do IFS (CPA) apresentou, nesta segunda-feira (23), no auditório do Centro de Pós-graduação, o Relatório Geral de Autoavaliação Institucional referente aos anos de 2020/2021 para os gestores - Reitora, Pró-reitor de Ensino, Diretores de Campus, Diretores e Gerentes de Ensino e Coordenadores dos Cursos da Instituição.

O relatório de autoavaliação tem o objetivo de identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, além das potencialidades e fragilidades dos cursos superiores ofertados nos diversos campi, por meio de questionários respondidos pelos alunos de graduação. “Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades”, destacou Leopoldo Ramos, coordenador da CPA.

A CPA

1 1A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão colegiado, com atuação autônoma, de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmicas e administrativa. “A Comissão Própria de Avaliação do IFS tem como premissa realizar o processo de autoavaliação da instituição com base nos princípios do SINAES, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, oferecendo dados que o MEC considera determinantes para a fiscalização das Instituições de Ensino Superior”, explicou Leopoldo Ramos.

Composição

1 12A CPA é constituída por representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – docentes, técnico-administrativos e discentes – e da sociedade civil organizada.

Visita do MEC

O Ministério da Educação vai realizar, na quarta-feira (24), avaliação do Curso de Engenharia Elétrica do Campus Lagarto. Essa será a primeira avaliação do curso. Por causa da pandemia imposta pelo Covid-19, as avaliações foram suspensas e, a partir deste ano, o MEC passou a realiza-las de forma virtual.

1 15Os avaliadores enviam um link e criam conexão com o sistema do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para inserir os documentos exigidos pelo Ministério; e cria uma transmissão ao vivo, com sistema de localização por GPS, junto a equipe de TI do campus, para visitas de laboratórios e outros locais que envolve o curso.

Na avaliação, são levados em consideração a infraestrutura, as publicações científicas de professores e alunos, a qualificação do corpo docente e o acervo bibliográfico e digital. Os cursos são pontuados de acordo com escala de notas que vão de 1 a 5.

registrado em: