Página inicial > Últimas Notícias > IFS, através da Dinove, realiza Oficina de Impressão 3D para estudantes
PRÁTICA

IFS, através da Dinove, realiza Oficina de Impressão 3D para estudantes

Criado: Terça, 31 de Mai de 2022, 11h36 | Publicado: Terça, 31 de Mai de 2022, 11h36 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 12h09

A ação foi destinada aos alunos dos cursos de licenciatura do IFS e toda a comunidade acadêmica

Por: Jaynne Pereira, com supervisão de Monique de Sá

oficina capa 3dA Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou nos dias 25 e 26 de maio a “Oficina de Impressão 3D” para alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Aracaju.

A oficina é uma ação realizada pela Dinove, periodicamente, no Laboratório Oficinas 4.0, tendo inscrições abertas pelo Sistema de Publicações do IFS, o SisPubli ou podem ser ofertadas sob demanda. Neste caso, foi realizada como uma demanda do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Aracaju, para o desenvolvimento de ações no Laboratório de Ensino de Matemática. A ação ocorreu presencialmente em um contêiner do campus, com partes teórica e prática. O conteúdo programático englobou aspectos como: histórico de impressão 3D; conhecendo a impressora 3D; modelagem 3D – Tinkercad; processo de impressão 3D e práticas.

O professor do curso de Licenciatura em Matemática, Danilo Lemos, explicou a importância da iniciativa para os alunos e envolvidos. “A ação foi importante porque enriqueceu a formação docente ao desenvolver habilidades que são requeridas pelo mercado de trabalho da sociedade contemporânea. Um professor de Matemática oficina imagemque pode criar seus próprios recursos didáticos também possibilita um olhar mais abrangente sobre a própria atuação docente, e uma compreensão mais clara das possibilidades que as tecnologias digitais nos proporcionam hoje”, ressaltou.

A oficina visa enriquecer a formação de futuros professores de Matemática para a atuação em projetos que sejam norteados por “atividades mão na massa”. A proposta é que os alunos participantes desta turma desenvolvam um projeto voltado à produção de material didático para o ensino de Matemática, além de atuarem como multiplicadores dessas práticas com outros alunos do curso usando o Laboratório de Ensino.

“Agora o grupo de alunos participantes desenvolverá um primeiro projeto relacionado à nova identidade do nosso laboratório, e em seguida, vamos formar grupos de estudos abertos para outros alunos aprenderem a usar os softwares de modelagem e pensar em projetos de criação de recursos didáticos para o ensino de Matemática para serem materializados nos Laboratórios 4.0 da Dinove”, concluiu Danilo.

registrado em: