IFS promove programa com foco nos aposentados
Professores e técnicos administrativos são reconhecidos por suas trajetórias
Em mais uma ação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), os profissionais aposentados dos anos de 2020 e 2021, foram homenageados na reitoria pelos serviços prestados à Instituição e à sociedade sergipana. “Esta foi somente a primeira ação. Estamos convidando todos os recém aposentados para receberem uma singela homenagem da nossa instituição, como forma de reconhecimento e de agradecimento por toda trajetória dentro do nosso instituto. Um momento muito rico, feliz e de muita emoção”, disse o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Menezes de Souza Junior.
Foram 11 os profissionais aposentados que receberam a honraria: 7 do Campus Aracaju; 3, do Campus São Cristóvão e 1 do Campos Lagarto. “Este programa que acabamos de elaborar, com foco nos aposentados do nosso IFS e também servidores com vistas à aposentadoria, traz um plano diverso de atividades a serem realizadas no decorrer dos anos que visam dar vez e voz a estes que tanto contribuíram com a história da nossa instituição. Essa homenagem é apenas umas das ações. Pretendemos prepará-los para a aposentadoria, além de reintegrá-los ao IFS”, declarou Carlos Junior.
Um dos homenageados foi o professor Zacarias Batista do Rego Junior, que começou sua trajetória como professor na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), em 1977. De lá até a sua aposentadoria em julho de 2020, foram 43 anos de dedicação à docência: 33 deles no atual Instituto Federal de Sergipe.
Zacarias foi responsável pela criação do Laboratório de Comandos Elétricos, do Curso de Eletrotécnica, da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe (ETFSE), ainda nos anos 80 e foi também o primeiro diretor da Unidade de Ensino descentralizada de Lagarto (UNED). “No ano de 95, assumi a direção da UNED e tivemos muitos desafios a enfrentar, mas com ajuda dos servidores vencemos alguns deles, tais como: a distância do centro da cidade de Lagarto, os alunos e servidores tinham dificuldades com a alimentação e por isso foi instalado um refeitório para todos. E outro desafio foi ainda no primeiro ano de existência, quando foi autorizado o funcionamento do Curso de Informática, mesmo com a dificuldade de contratação de professores. Mas superamos e graças a Deus os desafios de uma unidade nova foram sendo vencidos um a um”, relembrou Zacarias.
Depois dos desafios como diretor em Lagarto, Zacarias retornou a Aracaju e desempenhou diversas vezes a função de coordenador de curso. Mas no ano de 2020, viu que estava na hora de parar e se dedicar a família. “No ano de 2020, vi que tinha chegado o momento de pedir a aposentadoria para trilhar novos caminhos dessa vez com a família que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da minha vida”, disse.
A homenagem
Zacarias revela que a Reitoria propôs fazer homenagem a todos os funcionários aposentados desde 2020, mas que não foi possível por causa da pandemia causada pela Covid-19. “Já era para ter acontecido antes esse encontro, mas tiveram muitas dificuldades em nos reunir devido a pandemia. Então somente na terceira vez foi quando aconteceu esta reunião. E graças a Deus aconteceu, pois foi muito importante para nós rever os colegas aposentados e as alegrias expressadas por todos os presentes. Foi um momento de nos lembrarmos dos momentos vividos no trabalho. Todos os aposentados receberam da Professora Ruth uma homenagem agradecendo os nossos serviços prestados a esta instituição”, finalizou.
Redes Sociais