Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza de 19 a 23 de julho etapa estadual do E-JIF 2022; confira hotsite
JOGOS ELETRÔNICOS

IFS realiza de 19 a 23 de julho etapa estadual do E-JIF 2022; confira hotsite

Criado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h32 | Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h32 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 11h11

As modalidades de disputa serão: League of Legends (LOL), Free Fire e Xadrez Arena

Por: Monique de Sá

ejif capa

Estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) poderão participar no período de 19 a 23 de julho da etapa estadual do campeonato E-JIF 2022 (Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais), cujas modalidades serão: League of Legends (LOL), Free Fire e Xadrez Arena. A disputa é destinada a todos os alunos da instituição e para participar é necessário que o interessado procure a direção-geral do seu campus.

A iniciativa surgiu com o intuito de manter, durante a pandemia, atividades de desporto realizadas por meio dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em suas modalidades tradicionais. Mesmo com a redução do problema sanitário e, devido ao sucesso do evento, a Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) decidiu manter o campeonato visando um aumento da adesão a esportes em diversas modalidades.

Segundo Ricardo Ariel, professor e um dos responsáveis pela organização do evento no âmbito do IFS, o E-JIF traz um fomento ao esporte digital e permite a inclusão de mais discentes nas práticas esportivas, mesmo que on-line. “São modalidades que vêm ascendendo e, com a crise sanitária, tornaram-se mais visíveis. Além disso, maximiza o processo de inclusão de alunos que praticam a modalidade e que não conseguem praticar esportes tradicionais pelos mais diversos motivos”, explica Ricardo.

Inscrições

Para se inscrever, o estudante deve procurar a direção-geral do seu campus a fim de obter mais informações acerca da etapa local, já que cada unidade de ensino tem sua característica e autonomia para direcionar sua etapa de acordo com a melhor logística para a realização. Caberá ainda à direção-geral a inscrição dos alunos selecionados para a fase estadual.

Todos os discentes do Instituto podem participar da disputa. No entanto, no caso dos alunos dos cursos técnicos integrados, que sejam menores de idade, haverá a necessidade de autorização dos responsáveis legais.

O hotsite feito especialmente para o evento já está disponível, com informações importantes para os competidores, como o regulamento.

Etapa nacional

As seleções estaduais definirão os participantes da etapa nacional, que acontece no mês de setembro, por meio de plataformas digitais escolhidas pela Cojif. Caso haja despesas necessárias e atreladas à competição, os institutos arcarão com custos (dentro de suas possibilidades).

A iniciativa é coordenada pela Cojif, sendo vinculada ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). No âmbito do IFS, fazem parte da comissão: o professor de Educação Física do Campus Lagarto, Fábio Nunes (presidente); e os docentes: Ricardo Ariel e José Augusto Andrade (ambos como apoio técnico).

Saiba mais sobre cada modalidade

League of Legends - O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico on-line gratuito, do gênero área de batalha multijogador (MOBA). Cada equipe é composta por cinco jogadores, que lutam contra o time adversário. O objetivo de cada equipe é destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas.

Free Fire - Jogo eletrônico de ação-aventura do gênero battle royale, um combate envolvendo três ou mais lutadores até que somente um/equipe se mantenha(m) em pé. Os jogadores caem de paraquedas em uma ilha em busca de armas e equipamentos a fim de derrotar os outros jogadores. Eles pegam armas e suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha. Cada equipe deve ser composta por quatro estudantes-atletas titulares e um reserva, sendo todos os integrantes do campus. Não há distinção de gênero para composição das equipes.

Xadrez - o tradicional xadrez utilizará a plataforma Lichess. Os jogadores podem registrar uma conta no site para jogar jogos classificados. Todos seus serviços estão disponíveis gratuitamente, pois o site é financiado por meio de doações.

*Com informações do Instituto Federal Goiano

registrado em: