Página inicial > Últimas Notícias > IFS renova contrato com plataforma digital “Minha Biblioteca”
ACERVO DIGITAL

IFS renova contrato com plataforma digital “Minha Biblioteca”

Criado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 08h02 | Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 08h02 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 10h27

Iniciativa aumenta o leque de obras digitais para a comunidade acadêmica da instituição

Por: Monique de Sá

MINHABIBLI CAPAAlém do amplo acervo físico de livros, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) disponibiliza para sua comunidade acadêmica, desde 2021, a plataforma: “Minha Biblioteca”. Trata-se de uma biblioteca digital, que oferece um catálogo multidisciplinar, com as principais editoras acadêmicas, visando a ampliação e a atualização do acervo bibliográfico e contribuindo com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação nas atividades desenvolvidas pela instituição.

Visando dar continuidade a este serviço, a Diretoria-Geral de Bibliotecas (DGB) renovou por mais 12 meses o contrato da plataforma on-line. O investimento destinado à iniciativa custou R$ 204.000,00 oriundos do orçamento da Reitoria da instituição. O serviço atende aos mais de 7 mil alunos e aos cerca de 1.200 servidores do Instituto, entre técnicos administrativos e docentes.

De acordo com Kelly Barbosa, diretora-geral de Bibliotecas, uma grande vantagem desta contratação é o fato de permitir menos investimento em material físico. “Esse fator traz vantagens tanto em questões de sustentabilidade, quanto de economicidade. A sustentabilidade pode ser aferida através do menor número de material impresso, o que provoca uma redução na utilização de papel e reduz extração vegetal para a sua produção. Já quanto a economicidade, o material eletrônico como é publicamente reconhecido, em geral apresenta custos reduzidos em relação ao impresso”, explica.

Ela reforça ainda a importância da plataforma durante o período crítico da pandemia de Covid-19 e o estabelecimento do ensino remoto emergencial. “O acesso às bases de livros digitais foi imprescindível para o ensino remoto, já que as bibliotecas ficaram fechadas por conta das medidas de segurança de enfrentamento contra a Covid-19 e os usuários não tinham acesso aos materiais físicos, apenas aos digitais”.

Através do link: pergamum.ifs.edu.br/pergamum/biblioteca , todos os usuários das bibliotecas do IFS podem ter acesso a diversos materiais, indicados pelos professores, nas bibliografias de curso, bem como outros títulos de seu interesse.

Sobre a Minha Biblioteca

A plataforma digital possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos, sendo formada por 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. No Brasil, mais de mil instituições utilizam o serviço, que dispõe de mais de 10 mil títulos em português, atendendo os requisitos do Ministério da Educação (MEC) para compor as bibliografias básica e complementar de mais de 400 cursos de graduação.

Entre os títulos estão obras literárias, didáticas e científicas, selecionadas, organizadas e disponibilizadas pela Minha Biblioteca, por meio de um software, destinado a operacionalizar os acessos em formato eletrônico.

Saiba como acessar a Minha Biblioteca, clicando aqui!

registrado em: