Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS convoca candidatos da 2ª chamada que se autodeclararam negros ou indígenas para banca de heteroidentificação
Início do conteúdo da página
PROCESSO SELETIVO 2022.2

IFS convoca candidatos da 2ª chamada que se autodeclararam negros ou indígenas para banca de heteroidentificação

Criado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 16h58 | Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 16h58 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h50

O procedimento será realizado no dia 12 de agosto, nos campi e horários descritos na convocação

convocação heteroidentificação segunda chamadaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) convoca os candidatos que estão na segunda chamada do Processo Seletivo 2022.2 e que se autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas para a análise de heteroidentificação etnico-racial que ocorrerá presencialmente, no campus de inscrição. O procedimento será realizado no dia 12 de agosto tanto para quem se inscreveu para os cursos técnicos subsequentes como para os de graduação.

Ressalta-se que os candidatos devem atentar para o horário que consta na convocação, além de realizar todos os procedimentos e observar os documentos necessários descritos no edital de abertura do Processo Seletivo 2022.2 para os cursos de graduação e técnicos subsequentes.

Sobre o procedimento

A validação de cotas raciais é uma medida de exigência legal para que possa garantir o acesso dos candidatos por meio do sistema de cotas e irá analisar os aspectos fenotípicos do candidato, conforme Resolução Nº 14/2020/CS/IFS. Dessa forma, os candidatos passarão pela comissão de heteroidentificação para constatar se estão aptos e, assim, acessar as vagas.  

Além disso, os candidatos deverão comparecer na data, horário e local estabelecidos para que possam participar desse procedimento. A heteroidentificação é feita pela comissão e gravada. Ao decorrer da gravação, será realizado a captura de imagens de frente e perfil, a autodeclaração que possui o nome completo do candidato, RG, CPF e também outros aspectos serão analisados.

O candidato não poderá ser gravado com o adereços que impossibilita a verificação fenotípica, sendo eles: maquiagem, camisa de manga comprida, óculos de sol, boné, chapéu, etc. Com isso, é importante estar atento a esses detalhes, pois poderá invalidar a participação do mesmo.

O objetivo desse procedimento é fazer com que mais pessoas negras e indígenas tenham a oportunidade de acessar a educação por meio do sistema de cotas. Para quem se inscreveu no Processo Seletivo 2022.2 dos cursos de graduação e técnicos subsequentes e é autodeclarado racial, confira no edital as informações detalhadas como horário e campus para a heteroidentificação.

Cursos técnicos subsequentes: acesse a convocação para banca de heteroidentificação dos aprovados em 2ª chamada e o edital de abertura do Processo Seletivo 2022.2 e o edital de abertura do Processo Seletivo 2022.2

Cursos de graduação: acesse a convocação para banca de heteroidentificação dos aprovados em 2ª chamada e o edital de abertura do Processo Seletivo 2022.2

registrado em:
Fim do conteúdo da página