Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFS se destacam em campeonato de esporte digital
E-JIF

Alunos do IFS se destacam em campeonato de esporte digital

Criado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 17h25 | Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 17h25 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 12h27

Representantes da instituição chegaram às finais nas modalidades Free Fire e Xadrez Arena

eJIFSO Instituto Federal de Sergipe (IFS) se destacou na fase nacional dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (e-JIF), que ocorreu entre os dias 22 e 26 de agosto, com transmissão ao vivo das finais. Promovido pela Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), o campeonato integra estudantes de todo o país por meio dos jogos Free Fire, Xadrez Arena e League of Legends (LOL). Ao todo, 17 estudantes do IFS participaram da etapa estadual, sendo que 15 avançaram para a fase nacional.

As equipes do IFS inscritas para as modalidades Xadrez Arena e Free Fire avançaram para as finais, conquistando a 8ª e a 11ª posições gerais, respectivamente. A equipe que representou a instituição pelo League of Legends (LOL) não avançou para a final, mas teve a oportunidade de interagir com representantes de outros estados e aperfeiçoar suas jogadas.

De acordo com o professor Ricardo Ariel, técnico da modalidade Free Fire pela equipe do IFS, os jogos digitais superam limitações e fazem com que os alunos interajam entre si. “É uma atividade de socialização que supera as limitações geográficas, em que são compartilhadas as características de competitividade, colaboração e cooperação. Além do fato de realizar a inclusão digital ao esporte de desporto sem requisitos físicos, formando também a capacidade intelectual através do raciocínio lógico”, ressalta.

Com os avanços tecnológicos, o universo dos jogos evolui cada vez mais e, assim, os jogos eletrônicos passaram a fazer parte do esporte digital. Diante de um cenário de distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19, a popularização do mundo digital se propagou ainda mais e, com os jogos, não seria diferente.

Atento a esse movimento, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) decidiu aderir ao formato de competição virtual com a intenção de integrar os alunos e também os colaboradores da Rede Federal. Dessa maneira, fomentou o Esporte Eletrônico (eSport) no âmbito escolar, de maneira a trabalhar competências de todos que participam.

Participação

Foi com foco em integrar a equipe para proporcionar um bom resultado para o IFS que Rafael Ribeiro, aluno do curso técnico em Edificações do campus Lagarto, representou a instituição jogando Free Fire. Ele é capitão do time composto por Gustavo Santos, Thales Silva e Giovanna Ferreira e se orgulha do 11ª lugar conquistado pela equipe.  “Me sinto lisonjeado em participar desse campeonato que é muito importante para o IFS e fico feliz em ter chegado longe” diz Rafael.

Gabriel Salomão, aluno do curso técnico integrado de Rede de Computadores do campus Lagarto, teve a sua contribuição nesse campeonato digital, na modalidade Xadrez Arena. Foi em 2017 que ele iniciou no jogo de xadrez online, mas não tinha o costume de jogar na arena. “Comparando com o xadrez físico, o online proporciona mais acessibilidade para jogar e desafios intelectual. Foi interessante competir com jogadores de diversas partes do país de forma dinâmica que foi usado pela competição. Representar o IFS nesse campeonato, foi uma oportunidade de me esforçar e dar o meu melhor em um esporte que gosto de praticar”, conta o aluno.

Além de Gabriel e Rafael, os outros 11 representantes do IFS são alunos do Campus Lagarto, um do Campus Tobias Barreto, dois do Campus Socorro e um do Campus Aracaju. Já os servidores que compuseram a delegação do IFS nos jogos foram Fábio Luís Santos Nunes, chefe de delegação; José Augusto Andrade Filho, técnico da modalidade LOL; Ricardo Ariel Corrêa Rabelo, técnico da modalidade Free Fire; e Fábio Wendell da Graça Nunes, técnico da modalidade Xadrez Arena.

registrado em: