Página inicial > Últimas Notícias > Desafios do retorno às atividades presenciais na EPT foi tema do VIII Encontro Pedagógico Multicampi
SEMESTRE 2022.2

Criado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 12h15 | Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 12h15 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 10h49

Cerca de 400 profissionais do IFS debateram sobre soluções para o novo contexto do ensino

VIII EPM 1O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, o VIII Encontro Pedagógico Multicampi. Cerca de 400 profissionais diretamente ligados ao ensino se reuniram no auditório do Ministério Público de Sergipe para debaterem sobre o tema proposto desta edição: ‘Retorno às atividades presenciais na EPT: desafios, possibilidades e estratégias de ensino’.

De acordo com a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, os encontros pedagógicos são momentos importantes de integração entre profissionais de todos os campi da instituição. “É muito importante estarmos aqui porque é um momento que trocamos experiências sobre a temática abordada. Juntamos todos os colegas docentes para discutirmos alguns pontos de fragilidade e avanços dentro da educação. Sabemos que existem questões diariamente no campo educacional e que se torna um processo lento. Dessa maneira, precisa da participação de todos para pensarmos em novas possibilidades para trazer estratégias para a sala de aula”, explica Ruth.

VIII EPM 3Além disso, ela destaca que a relevância de se pensar nos desafios do ensino no contexto de retomada ao presencial, tendo em vista que profissionais e instituições educacionais estão encontrando um cenário diferente do que havia em 2019.

“A nossa preocupação é atender os desafios da educação e como o docente pode se portar em uma sala de aula com uma juventude, que está por dentro de tudo que acontece na mídia e por muitas das vezes acha desinteressante a aula tradicional. Essa jornada é de suma importância porque faz com que a gente discuta aspectos necessários da educação”, declara a reitora Ruth.

Desafios, possibilidades e estratégias

VIII EPM 4A conferência de abertura foi realizada por Alysson Barreto, que apontou as principais questões vivenciadas por professores e técnicos administrativos durante a retomada do ensino presencial. “Observamos que nesse retorno das atividades presenciais surgiram uma série de dificuldades dos nossos estudantes, principalmente sobre a questão psicológica. Além disso, os professores precisaram se adaptar às suas metodologias de ensino. Esse evento foi muito importante para discutirmos as problemáticas e a programação foi pensada para debatermos e também conscientizar a comunidade dos desafios que temos pela frente”, declara Alysson.

Além disso, a palestra também tratou de possibilidades e estratégias pedagógicas a serem aplicadas de forma a melhorar a experiência de aprendizagem nessa nova realidade.

VIII EPM 2“As possibilidades e as estratégias que temos discutido estão ligadas a saúde mental e também a tecnologia. A discussão é indispensável em outros institutos da rede e reunir os docentes para abordar diversos aspectos da educação é importante. A gente tem vivenciado a realidade nos campis e o evento de hoje, tem esse papel de padronizar o entendimento, o conhecimento e as informações a respeito do que encontramos nesse retorno pós-pandemia”, conta Alysson.

Mesa redonda

Após a conferência de abertura, foi realizada uma mesa redonda durante o encontro, com mediação da professora Elza Ferreira. Odailde Ferreira é assistente social do campus Tobias Barreto e participou da mesa falando sobre a permanência dos alunos do Instituto Federal de Sergipe. “Abordei uma temática necessária que traz as dimensões do estudante continuar fazendo parte do âmbito acadêmico. Existem as dificuldades deles de se manterem no campo educacional mesmo com toda estrutura que é apresentado, sentimos a necessidade de falar sobre o tema para que o estudante consiga fazer a sua trajetória acadêmica da melhor forma possível, então existe todo esse aparato para a permanência”, diz Odailde.

VIII EPM 5Já Denice Batista é pedagoga do campus de Itabaiana e pontuou sobre os novos formatos de ensino na sala de aula. “Os desafios estão mais aflorados nesses dois anos de ensino remoto. Agora com a retomada estamos em um cenário de adoecimento e muita vulnerabilidade social que implica no processo de aprendizagem. Precisamos pensar de que forma as práticas pedagógicas favorecem a permanência e o êxito dos estudantes”, explica Denice.

VIII EPM 6Além da conferência e da mesa redonda, os participantes do VIII Encontro Pedagógico Multicampi do IFS assistiram a apresentação cultural, começando pelo músico Daniel Freire. O servidor Márcio Alexandre Cruz Rosa recitou os cordéis ‘O sonho da escola ideal’ e ‘O vilão capitalista’, fruto de trabalho para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já o professor Silvio Sandes, mais conhecido como Silvinho do Acordeon, interpretou a paródia da música ‘Colo de menina’, elaborada por Clayton Rosa, aluno do ProfEPT, que retrata o ensino na EPT.

registrado em: