IFS dá início à primeira turma de Doutorado Interinstitucional
Disciplina Lógica e Crítica da Investigação Científica fez parte do 1º módulo do curso
Por: Milena Lucas (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá
Buscar se especializar na área de estudo é um dos caminhos para evoluir em conhecimento e se diferenciar no mercado de trabalho. Para aqueles que fazem doutorado, essa é uma forma de desenvolver pesquisas, indo ainda mais além em sua área de domínio, estando cada vez mais atualizado e preparado para enfrentar os desafios da profissão.
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) segue firme na ampliação de oportunidades para seus docentes e, por isso, deu início na última semana (26 a 30 de setembro) às aulas do 1º módulo do Doutorado Acadêmico Interinstitucional em Meio Ambiente (DINTER/IFS). A iniciativa trata-se de um convênio entre o IFS com o Programa de Pós-graduação Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Os alunos se mostraram entusiasmados com essa nova fase profissional. Eu estou lecionando a disciplina ‘Lógica e Crítica da Investigação Científica’, que tem como objetivo apresentar aos discentes temas essenciais da Pós-Graduação e da Pesquisa científica que serão abordados pelos discentes ao longo de sua formação”, disse Rafael Melo, professor do Prodema.
Os docentes que estão participando da iniciativa estão todos articulando projetos de pesquisas na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente e suas linhas de pesquisa.
“Garantir a qualificação profissional dos professores do Instituto é uma forma de auxiliar no processo de aprendizagem e nas transformações sociais e econômicas. A iniciativa do DINTER é de extrema relevância não somente para a instituição, mas para todos que serão impactados com a atuação desses profissionais”, ressalta a reitora do IFS, Ruth Sales.
Sobre o DINTER
A proposta do doutorado foi construída juntamente entre o IFS e a UFRN ao longo de 2021 e início de 2022, quando foi firmado o convênio para realização do curso de pós-graduação. O curso é interdisciplinar, abrangendo alunos de diversas áreas do conhecimento, que são professores dos campi: Aracaju, Estância, Tobias Barreto e Nossa Senhora do Socorro.
Redes Sociais