Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre inscrições com mais de duas mil vagas para Processo Seletivo 2023.1
EDITAIS PUBLICADOS

IFS abre inscrições com mais de duas mil vagas para Processo Seletivo 2023.1

Criado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 10h49 | Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 12h39 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 08h23

Seleção envolve os nove campi do IFS, com inscrições que serão realizadas exclusivamente pela internet.

geral sistema

A partir desta segunda, 17, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) dá início às inscrições no Processo Seletivo 2023.1, destinado ao preenchimento de vagas em cursos técnicos integrados ao nível médio, técnicos subsequentes, de graduação e técnicos de nível médio integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São mais de duas mil vagas espalhadas pelos nove campi da instituição.

Para concorrer nesta seleção, o candidato deve se inscrever gratuitamente via internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. As inscrições para os cursos subsequentes e de graduação ocorrerão até 17 de novembro. Já as inscrições para os cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja deverão ser realizadas até 30 de dezembro.

São disponibilizadas nos editais vagas para as chamadas ações afirmativas (50%), sendo voltadas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e provenientes de escolas públicas, ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD).

No edital 29/2022 estão sendo ofertadas 449 vagas para cursos de graduação (cursos superiores para quem já concluiu o ensino médio). As vagas estão divididas em sete campi da instituição: Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Estância, Itabaiana, Propriá e Glória.

Neste pleito, os interessados devem utilizar o boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das edições de 2011 a 2021. Via sistema, o candidato deverá inserir as notas de Português e Matemática, além de anexar o boletim do Enem gerado diretamente do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital 30/2022 disponibiliza 920 vagas para cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer um técnico). As oportunidades são para todos os campi da instituição: Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Propriá, Socorro, Tobias Barreto, Itabaiana e Glória.

Nesta seleção, os candidatos utilizarão o histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, contendo as médias dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática. Ao inserir as notas, o candidato deverá anexar, em formato PDF, em um único arquivo, a frente e o verso do histórico escolar ou declaração emitida pela instituição de ensino contendo as médias das disciplinas inseridas ou ainda o boletim assinado.

o edital 31/2022 é voltado ao preenchimento de 870 vagas para cursos técnicos integrados ao nível médio (quando o estudante terminou o ensino fundamental e deseja fazer o ensino médio aliado ao técnico). Aracaju, Estância, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana e Glória e Socorro são os campi que ofertarão vagas nesta modalidade de ensino.

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), estão sendo ofertadas pelo edital 32/2022 40 vagas para o Campus Itabaiana. Trata-se de um curso de nível médio integrado ao técnico para pessoas que concluíram o ensino fundamental e possuem mais de 18 anos.

As seletivas para os cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja se darão por meio da realização de um sorteio eletrônico público, realizado no canal oficial do IFS no YouTube, tendo a participação de no mínimo três servidores do IFS.

Ao se inscrever, o participante terá um número atribuído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Será utilizada uma seed (semente) para sortear os números dos candidatos inscritos no processo seletivo. A previsão é que o sorteio aconteça em 10 de janeiro de 2023.

É importante destacar que ainda este ano o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI) do IFS abrirá vagas também para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sendo estes de curta duração; e cursos técnicos concomitantes. Segundo o setor, os editais estão previstos para sair ainda em dezembro deste ano.

Atenção às datas!

• Inscrições para cursos de graduação e subsequente: 17/10 a 17/11
  • Inscrições para cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja: 17/10 a 30/12
  • Divulgação do resultado preliminar graduação e subsequente: 05/12
  • Divulgação do resultado final graduação e subsequente: 08/12
  • Sorteio eletrônico cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja: 10/01
  • Os cronogramas completos estão disponíveis em todos os editais de seleção!

FLUXOGRAMA COTAS

registrado em: