Página inicial > Últimas Notícias > Documentário O Território entra em cartaz no IFS
SESSÃO ESPECIAL

Documentário O Território entra em cartaz no IFS

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h18 | Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 12h18 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h34

O Instituto Federal de Sergipe promove até dezembro sessões especiais de O Território, documentário do National Geographic que já conquistou mais de quinze prêmios em festivais internacionais

Com o intuito de promover uma discussão sobre o desmatamento na Amazônia, o Instituto Federal de Sergipe realizará sessões especiais do documentário O Território em diversos campi. A produção possui um olhar imersivo sobre a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau, em Rondônia, contra o desmatamento provocado por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Nessa perspectiva, são apresentadas imagens verídicas capturadas ao longo de três anos das queimadas e dos desmatamentos ilegais causados pelos invasores.

posAté o momento, quatro sessões exclusivas para a comunidade acadêmica estão confirmadas nos campi Socorro, Estância e Lagarto. Além dessas, na próxima terça-feira (22), às 16h, será realizada uma sessão aberta do documentário, no auditório do Centro de Pós-graduação do IFS. Na ocasião, também haverá um debate com a produtora executiva do filme, Txai Suruí (via Google Meet), com o professor do IFS e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/IFS), Alexandre Santos, e com a professora do Departamento de Comunicação Social da UFS, Karliane Nunes.

O Centro de Pós-graduação do IFS está situado na Rua Francisco Portugal, 150, no bairro Salgado Filho.

Confira abaixo o cronograma de sessões já confirmadas.

18/11 às 20h - Campus Socorro
22/11 às 16h - Prédio da Pós-graduação do IFS (sessão aberta à comunidade externa)
02/12 às 8h30 - Campus Lagarto
07/12 às 10h - Campus Estância

O Territorio Poster PT BRSobre O Território
Do Diretor Alex Pritz, o filme teve sua estreia internacional na competição World Cinema no Festival Sundance 2022, no qual conquistou Prêmio do Público e o Prêmio Especial do Júri. No Brasil, estreou oficialmente no Dia da Amazônia (5 de setembro). A produção é de Darren Aronofsky, Sigrid Dyekjær, Will N. Miller, Gabriel Uchida, Lizzie Gillett e Pritz, com produção executiva da ativista Txai Suruí. Trilha sonora original de Katya Mihailova e edição de Carlos Rojas Felice. O documentário é uma coprodução com a comunidade indígena Uru-eu-wau-wau e já acumula mais de quinze prêmios internacionais e participação em mais de 100 festivais pelo mundo. Veja o trailer oficial no Canal do YouTube do National Geographic.

registrado em: