Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Escritório de Processos do IFS lança Manual de Gestão por Processos
Início do conteúdo da página
E-BOOK

Escritório de Processos do IFS lança Manual de Gestão por Processos

Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 12h32 | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 12h32 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 13h07

A edição 2023 já está disponível para download gratuito

WhatsApp Image 2023 01 04 at 12.12.08O Escritório de Processos do IFS, ligado a Prodin – Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, acaba de lançar o e-book ‘Manual de Gestão por Processos’. O manual pode ser baixado gratuitamente por meio do link http://www.ifs.edu.br/portal-de-processos/escritorio-de-processos/comunicacao.

De acordo com Marcio Costa, organizador do E-Book, o manual foi elaborado baseando-se na experiência de cinco anos do Escritório de Processos do IFS. “Este e-book traz entendimentos sobre a introdução à Gestão por Processos e princípios da melhoria contínua, além de demonstrar algumas ações sistêmicas já realizadas por meio do Núcleo de Gestão por Processos”, disse.

Na elaboração do E-Book, houve a participação de servidores de diferentes áreas da Reitoria e dos campi, a partir de um Grupo de Trabalho e foram mapeados centenas de processos de trabalho do IFS, gerando padrões em formatos de portfólios de fluxos, manuais, anexos de normativos internos e bases de conhecimento, o que tem permitido haver melhor visualização dos processos de ponta a ponta, servindo como direcionamento para o trabalho a ser executado pelos servidores.

“Com a representação gráfica e visual dos fluxos há melhor compreensão sobre o passo a passo das operações, abrindo oportunidades para análises e para proporcionar melhorias nos processos, trazendo à tona discussões como o tempo de execução na passagem das atividades entre as áreas, legislação aplicada, documentação gerada ou acessada”, esclareceu Márcio.

Criado em janeiro de 2018, o Escritório de Processos é responsável por planejar, coordenar, supervisionar, orientar, documentar, manter, dirigir e desenvolver atividades de processos de trabalho no âmbito do IFS. Ele regula a maneira como a Gestão por Processos é conduzida no IFS, visando definir competências para o Núcleo de Gestão por Processos; padronizar a Gestão por Processos; fomentar boas práticas de governança e gestão; além de aperfeiçoar processos e procedimentos institucionais.

Ainda de acordo com Márcio, as atividades do Escritório de Processos do IFS auxiliam para que o IFS possa atingir os objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de aperfeiçoamento de processos e procedimentos institucionais, boas práticas de governança e gestão. “Cabe dizer que esta é uma versão especial do Manual de Gestão por Processos em decorrência dos cinco anos de atuação do Escritório de Processos, visando informar para a comunidade acadêmica do IFS o valor público gerado em forma de serviços para o atingimento dos objetivos da Instituição e visa também que outras instituições possam utilizar como modelo em suas primeiras fases de implantação”, explicou Márcio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57