Página inicial > Últimas Notícias > IFS participa de reunião com reitores dos Institutos e Universidades Federais em Brasília
Compromisso

Criado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 14h29 | Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 14h29 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 14h02

Encontro aconteceu no Palácio do Planalto com o presidente Lula e ministro da Educação

Ruth e reitoresA reitora Ruth Sales Gama de Andrade participou de reunião, na última quinta-feira, no Palácio do Planalto, com reitores dos Institutos e Universidades Federais do país. Convocado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a reunião teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que chamou de ‘encontro da civilização’.

Esse foi o primeiro contato do recém empossado presidente da República com os dirigentes das instituições de ensino superior, técnico e tecnológico. Lula disse que esse tipo de diálogo ocorrerá anualmente. “Nós vamos fazer reunião anual, todo ano a gente vai ter uma reunião para vocês cobrarem, dizer se está faltando alguma coisa, de forma civilizada, porque a democracia é isso, a gente conviver na diversidade da forma mais democrática possível.”

Reitores e LulaPara a Ruth Sales a reunião com o presidente, foi emocionante. “A sensação foi de quem saiu do limbo e viu a luz e a civilidade. Gente que fala de gente para gente.  Focado na humanização e ciente da responsabilidade com o povo brasileiro. Comprometido com a reconstrução da educação visando a qualidade de vida através da oportunidade para transformação da vida do cidadão”, disse.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as portas do Ministério da Educação (MEC) estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, Santana elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação de oferta de acesso às instituições, combater a evasão escolar, retomar investimentos e obras paralisadas, além de reajustar as bolsas de pesquisa.

Lula MesaEsse foi um ponto visto como importante pelos reitores, já que o presidente Lula reforçou que o orçamento das instituições será recomposto. “Ele disse que vai recompor o orçamento, retomar as obras, inaugurar os campi prontos e reconstruir tudo que foi destruído nos últimos 4 anos”, ressaltou Ruth Sales.

Essa é uma nova fase na relação entre o poder Executivo e as instituições federais de ensino superior, técnico e tecnológico do Brasil. “Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nos últimos quatro anos. IFS UFSEstamos saindo das trevas para voltar a luminosidade de um novo tempo”, afirmou o presidente em seu discurso, que ainda garantiu que respeitará a autonomia das Instituições e a escolha de seus reitores serão de responsabilidade da comunidade acadêmica. “Quem tem que gostar de reitor são os profissionais da universidade, os estudantes e a comunidade universitária”, finalizou.

Com informações do CONIF

Reitores e Lula 2