Página inicial > Últimas Notícias > Governo Federal corrige bolsas entre 25% e 200%
REAJUSTE

Governo Federal corrige bolsas entre 25% e 200%

Criado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h02 | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 11h24

Novos valores já valem a partir de março

Foto1.jpgEm cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (16), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou reajuste que varia entre 25% e 200% nas bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica e na Bolsa Permanência em todo o país. Os reajustes vão vigorar a partir de março de 2023.

De acordo com o Planalto, os reajustes das bolsas implicam aporte de R$ 2,38 bilhões em recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Investimentos que vão suprir instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, o Brasil vive um momento histórico. “Em menos de dois meses, o governo reacende a alegria das pessoas que valorizam pesquisa e buscam atender as necessidades daqueles que se dedicam a pensar no futuro do país. Hoje fomos agraciados com ações que elevam o compromisso com a educação brasileira e reafirmam a atuação do governo com as pautas educacionais, engavetados há uma década”, destacou.

Desde 2013 as bolsas de mestrado e doutorado não tinham qualquer reajuste. Após o anúncio desta quinta-feira, os valores e os percentuais de reajuste ficaram da seguinte forma:
Mestrado: de R$ 1.500 para R$ 2.100 (40%)
Doutorado: de R$ 2.200 para R$ 3.100 (40%)
Pós-doutorado: de R$ 4.100 para R$ 5.200 (25%)

Também vão se beneficiar os alunos de iniciação científica no ensino médio e graduação.
No ensino médio: de R$ 100 para R$ 300 (200%)
No ensino superior: de R$ 400 para R$ 700 (75%)
Na formação de professores da Educação Básica: Atualmente variam de R$ 400 a R$ 1.500. O reajuste vai ficar entre 40% e 75%.

Já a Bolsa Permanência, voltada para estudantes quilombolas, indígenas, integrantes do Prouni e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior, pagam atualmente valores entre R$ 400 a R$ 900. Os percentuais de aumento vão variar de 55% a 75%. Esse será o primeiro reajuste desde que foi criada, em 2013.

Também foi anunciada a recomposição da quantidade de bolsas concedidas. No caso do mestrado, a estimativa é de que sejam ofertadas 53,6 mil este ano. Em 2022, o número de bolsas foi de 48,7 mil.

Enquanto isso, para formação de professores da Educação Básica, haverá 125,7 mil bolsas concedidas e, para estimular jovens estudantes a se dedicar à pesquisa e à produção de ciência, serão ofertadas 53 mil bolsas aos alunos de iniciação científica no ensino médio.

Foto3“Foi emocionante ouvir os depoimentos dos alunos que sonhavam com este momento, que até pouco tempo era uma utopia. A educação eleva, transforma e traz esperanças de dias melhores para a sociedade. O Instituto Federal de Sergipe é uma instituição que sempre se preocupou em investir em bolsas para nossos estudantes, pensando no valor e na quantidade para abranger cada vez mais pessoas nos diversos níveis e modalidades. Vamos investir mais recursos do CNPq, bem como buscar outras fontes, parcerias externas que nos ajudem a ampliar o quantitativo e pagar valores que permitam aos estudantes produzirem com mais tranquilidade e qualidade”, enfatizou a reitora.

*Com informações do gov.br

registrado em: