IFS realiza curso de Inteligência Artificial para a comunidade sergipana
Curso pretende contribuir para o desenvolvimento da tecnologia no estado
A Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), em parceria com a Softex, Organização Social Civil de Interesse Público que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da Indústria Brasileira de Software, Serviços de TI e Comunicações, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a empresa de tecnologia Huawei, realiza curso de Inteligência Artificial para a comunidade sergipana. O objetivo é capacitar profissionais da área de tecnologia para atuar em projetos que envolvam inteligência artificial, uma área em crescente expansão em todo o mundo.
O curso é dividido em módulos que abrangem desde os conceitos básicos até a aplicação prática da inteligência artificial em diversas áreas. Com duração de 2 meses e carga horária de 40 horas, é realizado de forma híbrida com aulas presenciais e aulas de dúvidas online. Além disso, os alunos que tiverem o maior aproveitamento do curso ganharão vouchers para obterem a certificação HCIA-AI da Huawei.
O "Inteligência Artificial" já é um marco para o ecossistema de inovação sergipano, pois é o primeiro projeto desenvolvido através do Programa Prioritário Nacional de Inovação (PPI) realizado por meio da Lei da Informática. "Com o curso de Inteligência Artificial, o Instituto Federal de Sergipe reforça seu papel como agente de inovação e capacitação tecnológica, oferecendo aos alunos a oportunidade de se tornarem protagonistas de uma área em constante evolução e contribuindo para o fortalecimento do setor de inovação no IFS e na região", ressaltou Augusto Andrade, diretor da Dinove.
Ideia reforçada pela coordenadora do projeto, Stephanie Kamarry. “O curso de Inteligência Artificial oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe é mais do que uma oportunidade de capacitação profissional, é um marco histórico para a comunidade de tecnologia local, sendo o primeiro projeto realizado através da Lei da Informática no IFS e reforçando o compromisso da instituição em contribuir com o desenvolvimento tecnológico da região", disse.
De acordo com Stephanie Kamarry, está prevista a abertura de mais três turmas do curso de Inteligência Artificial, todas em formato online e abertas para a comunidade em geral.“As inscrições para as novas turmas poderão ser consultadas no site https://ifshuawei.vercel.app/, e os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Instituto Federal de Sergipe para mais informações”, reforçou.
Aula Inaugural
A aula inaugural do curso aconteceu no último sábado (11), no auditório do Centro de Pós-Graduação do Instituto Federal de Sergipe e contou com a participação da reitora Ruth Sales Gama de Andrade que reforçou a importância de projetos de Inovação e parcerias entre o IFS e empresas privadas com o objetivo de impactar o maior número de pessoas possível.
Sobre a Lei da Informática
A Lei da Informática, que possibilitou a realização do projeto, tem como objetivo promover o desenvolvimento da indústria de informática no Brasil e incentivar a pesquisa e inovação tecnológica. Com isso, espera-se que o curso contribua para o desenvolvimento da tecnologia em Sergipe e para a formação de profissionais capacitados para atuar em empresas e projetos relacionados à inteligência artificial.
Redes Sociais