Página inicial > Últimas Notícias > Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo realiza oficinas do SEI para servidores
SAIBA MAIS

Criado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 20h03 | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 20h03 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 21h53

Inscrições para primeira turma encerram dia 18 deste mês

CGPA Capacitação do Sistema Eletrônico de informaçãoO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta adotada como solução de processo eletrônico que auxilia a execução do fluxo de trabalho e a transparência das informações institucionais. Ele está em uso no IFS desde 2022 e entre as principais características estão a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

E para que os servidores concursados e terceirizados tenham domínio dessa nova ferramenta, a Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo do IFS vai realizar três oficinas presenciais no laboratório 07 do Campus Aracaju. São ofertadas 20 vagas em cada turma, sendo 15 para técnicos administrativos e professores e cinco para terceirizados. A inscrições para a primeira turma se encerram dia 18 deste mês. Já a oficina será realizada nos dias 20 e 25, das 9h às 13h.

As inscrições serão realizadas pelo SIGRH, para os técnicos administrativos e professores. Já para os terceirizados serão realizadas através do e-mail processoeletronico@ifs.edu.br até o preenchimento das vagas, caso exceda o limite, haverá lista de espera.

De acordo com Manuela do Nascimento Silva, coordenadora Geral de Protocolo e Arquivo, o objetivo é capacitar todos os servidores. “No primeiro semestre, pretendemos capacitar servidores da Reitoria e dos campi Aracaju e Socorro e no segundo semestre, a oficina será ofertada para os demais campi em cada localidade”, disse.

Sobre a Oficina

Ainda de acordo com Manuela Silva, a oficina vai apresentar aos participantes, atividades práticas com utilização de ferramentas e funções do SEI, bem como as funcionalidades do Módulo de Pesquisa Pública do Sistema. Esse módulo permite que o cidadão realize pesquisa dos processos administrativos completos, inclusive com os documentos que os compõem, considerando, claro, o nível de acesso conforme circunstâncias. “As buscas de informação podem ser realizadas por meio do número do processo, nome do interessado ou por inserção de palavras chaves. Além de possibilitar a busca de unidade administrativa, tipo de processo ou período de autuação”, explicou a coordenadora.

Sobre níveis de acesso

No âmbito do SEI, são definidas três categorias de níveis de acesso. O Público quando as informações não possuem restrição e podem ser disponibilizadas e acessada por quaisquer usuários; o Restrito, quando as informações são disponibilizadas apenas para as unidades institucionais que o processo esteja tramitando ou já tenha tramitou; e o Sigiloso, quando as informações têm acesso limitado a pessoas credenciadas por legislação.

Manuela Silva destaca que os servidores de cada setor são responsáveis pela categorização das informações produzidas no SEI. ”Por isso estes servidores devem avaliar cuidadosamente o assunto dos processos e dos documentos a serem autuados no sistema e definir o mais preciso possível o nível de acesso”, salientou.

De olho nas datas

1ª Turma

Inscrições: 10/04/2023 a 18/04/2023

Oficinas: 20/04/2023 e 25/04/2023

2ª Turma

Inscrições: 26/04/2023 a 05/05/2023

Oficinas: 09/05/2023 e 16/05/2023

3ª Turma

Inscrições: 22/05/2023 a 29/05/2023

Oficinas: 06/06/2023 e 13/06/2023

Sobre os Instrutores

Manuela do Nascimento Silva – Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e Mestra em Ciência da Informação e Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe.

Dulce Elizabeth Lima de Sousa e Silva – Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestra em Ciência da Informação e Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe.

Larissa Andrade Coimbra do Nascimento – Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e Mestranda em Ciência da Informação e Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe.

registrado em: